Educação alimentar e nutricional nas escolas e a pandemia de Covid-19: um novo desafio

Autores

  • Sara Maria de Freitas Escola de Nutrição Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Edira Castello Branco de Andrade Gonçalves Laboratório de Bioativos - Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.180-188

Resumo

A alimentação é uma das principais necessidades do ser humano e o aprendizado decorrente de uma Educação Alimentar e Nutricional (EAN), desde a infância, é fundamental para a criação de hábitos alimentares saudáveis, propiciando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Este artigo tem o objetivo de trazer uma reflexão acerca da definição e importância da EAN nas escolas e quais os melhores métodos de ensino a serem utilizados para sua eficácia. Foi visto que o ambiente escolar é privilegiado para esse aprendizado, já que ele tem influência nos hábitos dos estudantes. Também é notado que atividades lúdicas, como jogos e dinâmicas, despertam um interesse maior nos alunos, resultando em sua participação ativa. Neste trabalho há também a apresentação de atividades realizadas durante o isolamento social em relação a pandemia de Covid-19 e a utilização do ensino remoto, precisando de estudos futuros para avaliação de sua eficácia.

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Biografia do Autor

Sara Maria de Freitas, Escola de Nutrição Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Estudante de Nutrição, bolsista de extensão

Edira Castello Branco de Andrade Gonçalves, Laboratório de Bioativos - Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor titular departamento de ciência dos alimentos da escola de nutrição UNIRIO

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Freitas, S. M. de, & Gonçalves, E. C. B. de A. (2020). Educação alimentar e nutricional nas escolas e a pandemia de Covid-19: um novo desafio. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 180–188. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.180-188