Comunidade de Fala (CDF) de Ouro Preto, Minas Gerais: resistência e empoderamento de usuários da Saúde Mental na pandemia.

Autores

  • Aisllan Diego Assis UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DE FAMÍLIA, SAÚDE MENTAL E COLETIVA.
  • Karine Marlleny Neves Correa ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • César Henrique Pereira ESCOLA DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Paula Brumana Correa ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Gabriela Cristina Novaes Park ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Lilian Lisboa CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CASA DOS ARTISTAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS.
  • Suzana Gontijo CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CASA DOS ARTISTAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS.
  • Paula Alves de Brito REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO
  • Caio Wilmers Manço COMUNIDADE DE FALA SÃO PAULO - SP
  • Richard Weingarten COMUNIDADE DE FALA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.145-155

Resumo

A comunidade de fala é um projeto anti-estigma criado pelo jornalista estadunidense Richard Weingarten para empoderamento dos portadores de transtorno mental. O objetivo desse depoimento é narrar a construção da Comunidade de Fala (CDF) em Ouro Preto, Minas Gerais. Na forma de um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial da cidade, iniciou-se a construção da CDF com a seleção de usuários, profissionais e estudantes, sendo inaugurada com as entrevistas dos usuários dos serviços de saúde mental e a realização da formação desses usuários, por meio de videoconferências e rodas de conversa. Devido ao avanço da pandemia no município, as atividades da formação foram substituídas por reuniões virtuais e visualização de apresentações de outras CDF´s do Brasil. A construção da CDF em Ouro Preto seguirá como espaço de resistência e empoderamento dos portadores de transtorno mental durante e após a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aisllan Diego Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DE FAMÍLIA, SAÚDE MENTAL E COLETIVA.

PROFESSOR DE SAÚDE COLETICA DA ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 

DOUTOR EM SAÚDE COLETIVA, ESPECIALISTA EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Assis, A. D., Correa, K. M. N., Pereira, C. H., Correa, P. B., Park, G. C. N., Lisboa, L., Gontijo, S., de Brito, P. A., Manço, C. W., & Weingarten, R. (2020). Comunidade de Fala (CDF) de Ouro Preto, Minas Gerais: resistência e empoderamento de usuários da Saúde Mental na pandemia. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 145–155. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.145-155