A educação das sensibilidades na extensão universitária: uma proposta lúdica e dialógica na ONG Atuação

Autores

  • Laura Resende Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - São João del-Rei/Minas Gerais, Brasil.
  • Cláudio Guilarduci Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - São João del-Rei/Minas Gerais, Brasil.
  • Winnie Minucci Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - São João del-Rei/Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.09-24

Palavras-chave:

Lúdico, ONG Atuação, Extensão universitária

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar as ações realizadas no programa de extensão universitária Desempacotando a Biblioteca de São João del-Rei: Jogos, Brincadeiras e Teatro que tem sido executado na ONG Atuação, situada na cidade de São João del-Rei em Minas Gerais (Brasil). A proposta do programa visa efetivar uma prática artístico-pedagógica focada na educação das sensibilidades e, também, na reflexão sobre os pro-ductos estéticos pedagógicos resultantes dessa prática. Serão analisadas as propostas executadas, no intuito de debater a forma como os estímulos são recebidos pelos participantes e quais reações expressas por eles. A partir de estudos acerca do papel do lúdico na infância, adentraremos em questões sobre as possibilidades subjetivas de se trabalhar o lúdico, este por si mesmo, como possibilidade de instigar a criticidade através da reconstrução da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Resende, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - São João del-Rei/Minas Gerais, Brasil.

Mestranda em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGAC/UFSJ). Graduou-se em Teatro pela mesma Universidade. Participou como bolsista e pesquisadora dos projetos de iniciação científica intitulados: "Capítulos de história da iluminação cênica no Brasil" e "Iluminação Cênica e Metateatro" no período de fevereiro de 2019 à dezembro de 2020. Atuou como propositora de oficinas de artes circenses no Centro de Aprendizagem Integral de Santa Cruz de Minas (CAIS) em 2019. Integrou o elenco da Cia. Rogê, entre 2009 e 2015 na cidade de Uberaba-MG, adquirindo experiência nas áreas de teatro performativo e dança-teatro.

Cláudio Guilarduci, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - São João del-Rei/Minas Gerais, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Cênicas/PPGAC da Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ. Pós-doutorado em Educação (PUC/RJ) em 2016, Pós-doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO - CNPq/PDJ, 2011), doutorado (UNIRIO - FAPEMIG/PCRH, 2009) e mestrado em Teatro (UNIRIO, 2001). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ (1995). Coordenador do Laboratório Ambulatório.

Winnie Minucci, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - São João del-Rei/Minas Gerais, Brasil.

Graduanda em Bacharelado em Teatro na Universidade Federal de São João del-Rei (USJ) - DEACE/COTEA. 

Referências

BENJAMIN, W. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BOGART, A; LANDAU, T. O livro dos viewpoints: Um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BOLLE, W. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2000.

GUILARDUCI, C; BAPTISTA, M. R. O lúdico na educação: a questão do método. Baptista, M. R. (Org.). Ludicidade e educação: Diálogo. Barbacena: EdUemg, 2018. p. 17-31.

GUILARDUCI, C; TALARICO, O. Pro-ducto estético pedagógico: uma (des)construção das percepções sensoriais (113-127). As letras da política. Rio de Janeiro, Mauad X. 2015.

GUILARDUCI, Cláudio. EM BUSCA DA FELICIDADE PERDIDA: a astúcia e a arrogância no caminho da iluminação profana. Diacrítica, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 23, 3 out. 2018. University of Minho. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.232.

PESAVENTO, S. Sensibilidade: escrita e leitura da alma. In: PESAVENTO, Sandra; LANGUE, Frédérique (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 9-21.

SIMONS, M; MASSCHELEIN, J. Experiências escolares: uma tentativa de encontrar uma voz pedagógica. LARROSA, J. (Org.). Elogio da escola. Tradução Fernando Coelho. Belo Horizonte, Autêntica. 2017, p. 41-63.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

de Paula Resende, L., José Guilarduci, C. ., & Giarola Minucci Guimarães, W. (2021). A educação das sensibilidades na extensão universitária: uma proposta lúdica e dialógica na ONG Atuação. RAÍZES E RUMOS, 9(2), 09–24. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.09-24