A educação das sensibilidades na extensão universitária: uma proposta lúdica e dialógica na ONG Atuação
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.09-24Keywords:
Lúdico, ONG Atuação, Extensão universitáriaAbstract
Este artigo objetiva apresentar e analisar as ações realizadas no programa de extensão universitária Desempacotando a Biblioteca de São João del-Rei: Jogos, Brincadeiras e Teatro que tem sido executado na ONG Atuação, situada na cidade de São João del-Rei em Minas Gerais (Brasil). A proposta do programa visa efetivar uma prática artístico-pedagógica focada na educação das sensibilidades e, também, na reflexão sobre os pro-ductos estéticos pedagógicos resultantes dessa prática. Serão analisadas as propostas executadas, no intuito de debater a forma como os estímulos são recebidos pelos participantes e quais reações expressas por eles. A partir de estudos acerca do papel do lúdico na infância, adentraremos em questões sobre as possibilidades subjetivas de se trabalhar o lúdico, este por si mesmo, como possibilidade de instigar a criticidade através da reconstrução da realidade.
Downloads
References
BENJAMIN, W. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BOGART, A; LANDAU, T. O livro dos viewpoints: Um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.
BOLLE, W. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2000.
GUILARDUCI, C; BAPTISTA, M. R. O lúdico na educação: a questão do método. Baptista, M. R. (Org.). Ludicidade e educação: Diálogo. Barbacena: EdUemg, 2018. p. 17-31.
GUILARDUCI, C; TALARICO, O. Pro-ducto estético pedagógico: uma (des)construção das percepções sensoriais (113-127). As letras da política. Rio de Janeiro, Mauad X. 2015.
GUILARDUCI, Cláudio. EM BUSCA DA FELICIDADE PERDIDA: a astúcia e a arrogância no caminho da iluminação profana. Diacrítica, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 23, 3 out. 2018. University of Minho. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.232.
PESAVENTO, S. Sensibilidade: escrita e leitura da alma. In: PESAVENTO, Sandra; LANGUE, Frédérique (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 9-21.
SIMONS, M; MASSCHELEIN, J. Experiências escolares: uma tentativa de encontrar uma voz pedagógica. LARROSA, J. (Org.). Elogio da escola. Tradução Fernando Coelho. Belo Horizonte, Autêntica. 2017, p. 41-63.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 RAÍZES E RUMOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.