A Facilitação de Aprendizagem como ferramenta de acessibilidade no contexto do ensino superior
ações desenvolvidas e resultados
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.218-230Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Facilitação de Aprendizagem, Ensino Superior, ExtensãoResumo
A Facilitação de Aprendizagem é uma prática que visa a eliminação parcial ou total de barreiras de acessibilidade que são enfrentadas pelos discentes com deficiência no ensino superior e que prejudicam sua aprendizagem e o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades na universidade. No presente trabalho, pretende-se relatar as estratégias utilizadas por uma facilitadora de aprendizagem, discente voluntária do projeto de extensão “Educação, Deficiência e Facilitação de Aprendizagem”, visando a acessibilidade de uma discente com deficiência visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ademais, pretende-se destacar os principais resultados obtidos através das ações desenvolvidas entre a discente e a facilitadora de aprendizagem durante o ano letivo de 2021. Trata-se de um relato de experiência em que as atividades foram realizadas remotamente. São, portanto, ações que visam a disseminação de práticas inclusivas e acessíveis no ensino superior.
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