A Facilitação de Aprendizagem como ferramenta de acessibilidade no contexto do ensino superior

ações desenvolvidas e resultados

Autores/as

  • Mylena Pacheco Santolin de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luiza Teles Mascarenhas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.218-230

Palabras clave:

Acessibilidade, Inclusão, Facilitação de Aprendizagem, Ensino Superior, Extensão

Resumen

A Facilitação de Aprendizagem é uma prática que visa a eliminação parcial ou total de barreiras de acessibilidade que são enfrentadas pelos discentes com deficiência no ensino superior e que prejudicam sua aprendizagem e o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades na universidade. No presente trabalho, pretende-se relatar as estratégias utilizadas por uma facilitadora de aprendizagem, discente voluntária do projeto de extensão “Educação, Deficiência e Facilitação de Aprendizagem”, visando a acessibilidade de uma discente com deficiência visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ademais, pretende-se destacar os principais resultados obtidos através das ações desenvolvidas entre a discente e a facilitadora de aprendizagem durante o ano letivo de 2021. Trata-se de um relato de experiência em que as atividades foram realizadas remotamente. São, portanto, ações que visam a disseminação de práticas inclusivas e acessíveis no ensino superior.

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Biografía del autor/a

Mylena Pacheco Santolin de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Luiza Teles Mascarenhas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Técnica em Assuntos Educacionais na Pró Reitoria de Extensão (UFRJ). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Citas

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Publicado

2022-09-22

Cómo citar

Pacheco Santolin de Oliveira, M., & Teles Mascarenhas, L. . (2022). A Facilitação de Aprendizagem como ferramenta de acessibilidade no contexto do ensino superior: ações desenvolvidas e resultados. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 218–230. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.218-230