A Facilitação de Aprendizagem como ferramenta de acessibilidade no contexto do ensino superior
ações desenvolvidas e resultados
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.218-230Keywords:
Acessibilidade, Inclusão, Facilitação de Aprendizagem, Ensino Superior, ExtensãoAbstract
A Facilitação de Aprendizagem é uma prática que visa a eliminação parcial ou total de barreiras de acessibilidade que são enfrentadas pelos discentes com deficiência no ensino superior e que prejudicam sua aprendizagem e o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades na universidade. No presente trabalho, pretende-se relatar as estratégias utilizadas por uma facilitadora de aprendizagem, discente voluntária do projeto de extensão “Educação, Deficiência e Facilitação de Aprendizagem”, visando a acessibilidade de uma discente com deficiência visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ademais, pretende-se destacar os principais resultados obtidos através das ações desenvolvidas entre a discente e a facilitadora de aprendizagem durante o ano letivo de 2021. Trata-se de um relato de experiência em que as atividades foram realizadas remotamente. São, portanto, ações que visam a disseminação de práticas inclusivas e acessíveis no ensino superior.
Downloads
References
ARAÚJO, Luiz Alberto David. Direito das pessoas com deficiência. Enciclopédia Jurídica da PUCSP, São Paulo, 01 abr. 2017. Disponível em: <https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/51/edicao-1/direito-das-pessoas-com-deficiencia>. Acesso em: 10 abr. 2022.
AUGUSTIN, Ingrid. Modelos de deficiência e suas implicações na educação Inclusiva. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. p. 1-6. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1427/655>. Acesso em: 12 abr. 2022.
BRASIL. Lei Federal 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jul. de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL. Decreto-lei n° 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 ago. de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 10 abr. 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Trad. do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais. São Paulo: EDUSP, 2008. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42407/9788531407840_por.pdf?sequence=111>. Acesso em: 10 abr. 2022.
PROJETO EDUCAÇÃO, DEFICIÊNCIA E FACILITAÇÃO DE APRENDIZAGEM. Projeto Facilita, 2020. Quem somos. Disponível em: <https://projetofacilita.wordpress.com/about/>. Acesso em: 11 de mai. de 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 RAÍZES E RUMOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.