A Extensão nos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPR

concepções iniciais para sua inserção curricular

Autores

  • Samanta Ramos dos Santos Leske IFPR
  • Leandro Rafael Pinto IFPR

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.9-30

Palavras-chave:

Atividade extensionista, Curricularização da extensão, Cursos tecnólogos, Creditação da extensão

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa intitulada “A curricularização da extensão nos cursos superiores de Tecnologia do IFPR: concepções e subsídio para a inserção curricular”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo apresentou como objetivo a análise e a verificação da compreensão das concepções de extensão estabelecidas nas políticas educacionais nacionais e institucionais e a contribuição destas para o processo de implementação da curricularização da extensão na instituição. O trabalho contemplou uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionários. Por meio do levantamento realizado verificou-se, além de outros resultados, a compreensão das concepções da extensão pela maioria dos docentes participantes da pesquisa, além de que a inserção curricular da extensão é um processo em constante discussão e construção na instituição.

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Biografia do Autor

Samanta Ramos dos Santos Leske, IFPR

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Gestão Pública com habilitação em Políticas Públicas pelo IFPR. Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia, pelas Faculdades Integradas Espírita. Possui experiência profissional nas áreas de Educação e Administração. Servidora do quadro técnico administrativo da Secretaria de Educação do Estado do Paraná no período de 2006 a 2011. Servidora do IFPR desde 2011, ocupando atualmente o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais. Atuou como Chefe de Seção da Secretaria Acadêmica do IFPR Campus Campo Largo no período de 2012 a 2018; Coordenadora Adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, durante os anos de 2013 e 2014; Coordenadora de Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no período de 2018 a 2023. Atualmente ocupa a função de Diretora de Extensão, Arte e Cultura do IFPR.

Leandro Rafael Pinto, IFPR

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2011 - 2015). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2007 - 2009). Especialista em Gestão Escolar pela Uninter (2020 - 2021). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (Bacharelado e Licenciatura 2003 - 2006). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geografia Médica e da Saúde, Ensino da Geografia e Geografia Socioambiental, Climatologia Geográfica, Epistemologia da Geografia e Metodologia Científica, além de Educação e Ensino, em especial Educação Profissional e Tecnológica. Bolsista do CNPq por 2 anos (2004-2006). Bolsista do Mestrado (PROF/CAPES) entre 2007 e 2008. Professor Substituto do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) entre 2008 e 2009. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba em 2010. Professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari entre 2010 a 2013. Desde 2013 é Professor do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, no qual atuou como coordenador local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) entre 2016 e 2019. Desde 2019 está como Diretor de Pós-Graduação do IFPR, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi/IFPR).

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Ramos dos Santos Leske, S., & Rafael Pinto, L. (2023). A Extensão nos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPR: concepções iniciais para sua inserção curricular. RAÍZES E RUMOS, 11(2), 9–30. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.9-30