A Extensão nos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPR

concepções iniciais para sua inserção curricular

Authors

  • Samanta Ramos dos Santos Leske IFPR
  • Leandro Rafael Pinto IFPR

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.9-30

Keywords:

Atividade extensionista, Curricularização da extensão, Cursos tecnólogos, Creditação da extensão

Abstract

O presente artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa intitulada “A curricularização da extensão nos cursos superiores de Tecnologia do IFPR: concepções e subsídio para a inserção curricular”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo apresentou como objetivo a análise e a verificação da compreensão das concepções de extensão estabelecidas nas políticas educacionais nacionais e institucionais e a contribuição destas para o processo de implementação da curricularização da extensão na instituição. O trabalho contemplou uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionários. Por meio do levantamento realizado verificou-se, além de outros resultados, a compreensão das concepções da extensão pela maioria dos docentes participantes da pesquisa, além de que a inserção curricular da extensão é um processo em constante discussão e construção na instituição.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samanta Ramos dos Santos Leske, IFPR

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Gestão Pública com habilitação em Políticas Públicas pelo IFPR. Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia, pelas Faculdades Integradas Espírita. Possui experiência profissional nas áreas de Educação e Administração. Servidora do quadro técnico administrativo da Secretaria de Educação do Estado do Paraná no período de 2006 a 2011. Servidora do IFPR desde 2011, ocupando atualmente o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais. Atuou como Chefe de Seção da Secretaria Acadêmica do IFPR Campus Campo Largo no período de 2012 a 2018; Coordenadora Adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, durante os anos de 2013 e 2014; Coordenadora de Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no período de 2018 a 2023. Atualmente ocupa a função de Diretora de Extensão, Arte e Cultura do IFPR.

Leandro Rafael Pinto, IFPR

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2011 - 2015). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2007 - 2009). Especialista em Gestão Escolar pela Uninter (2020 - 2021). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (Bacharelado e Licenciatura 2003 - 2006). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geografia Médica e da Saúde, Ensino da Geografia e Geografia Socioambiental, Climatologia Geográfica, Epistemologia da Geografia e Metodologia Científica, além de Educação e Ensino, em especial Educação Profissional e Tecnológica. Bolsista do CNPq por 2 anos (2004-2006). Bolsista do Mestrado (PROF/CAPES) entre 2007 e 2008. Professor Substituto do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) entre 2008 e 2009. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba em 2010. Professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari entre 2010 a 2013. Desde 2013 é Professor do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, no qual atuou como coordenador local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) entre 2016 e 2019. Desde 2019 está como Diretor de Pós-Graduação do IFPR, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi/IFPR).

References

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm>. Acesso em: 09 mar. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [2020]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 09 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2001. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 09 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2009]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 09 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 09 mar. 2023.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: Ed. PRE-UFSM, 2020.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. l Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília: UNB, 1987.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Extensão Universitária: organização e sistematização. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Forproex, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017.

GARCES, Solange Beatriz Billig et al. Reflexões sobre a Curricularização da Extensão. In: Seminário Internacional de Educação no Mercosul, XVIII. Anais. Cruz Alta: 2018.

IFPR. Instituto Federal do Paraná. Resolução nº 11, de 27 de março de 2018. Aprova e institui as diretrizes para as atividades de extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná. Curitiba: Consup/IFPR, 2018. Disponível em: <https://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-no-11-2018-2/>. Acesso em: 15 mar. 2022.

IFPR. Instituto Federal do Paraná. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019/2023. Curitiba: IFPR, 2020. Disponível em: <https://info.ifpr.edu.br/informacoes-institucionais/pdi-plano-de-desenvolvimento-institucional/>. Acesso em: 15 mar. 2022.

IFPR. Instrução Normativa nº 1, de 26 de julho de 2021. Institui a regulamentação para a implementação da Curricularização da Extensão no âmbito do IFPR. Curitiba: IFPR, 2021. Disponível em: <https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/comissao-de-curricularizacao-da-extensao/>. Acesso em: 09 mar. 2023.

LISBÔA FILHO, Flavi Ferreira. Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2022.

MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira [...]. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2023.

MENDONÇA. Priscilla Bibiano de Oliveira. A Metodologia Científica em Pesquisas Educacionais: Pensar e Fazer Ciência. Interfaces Científicas – Educação. Aracaju, v. 5, n. 3, p. 87 – 96, 2017. ISSN 2316-333X.

TUTTMAN, Malvina Tania. Extensão universitária: a construção de novos caminhos. In: DURHAM, E. R., SAMPAIO, H. (Org.). O ensino superior em transformação. São Paulo: USP / Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior, 2001.

Published

2023-12-26

How to Cite

Ramos dos Santos Leske, S., & Rafael Pinto, L. (2023). A Extensão nos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPR: concepções iniciais para sua inserção curricular. RAÍZES E RUMOS, 11(2), 9–30. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.9-30