A Extensão nos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPR
concepções iniciais para sua inserção curricular
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.9-30Palabras clave:
Atividade extensionista, Curricularização da extensão, Cursos tecnólogos, Creditação da extensãoResumen
O presente artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa intitulada “A curricularização da extensão nos cursos superiores de Tecnologia do IFPR: concepções e subsídio para a inserção curricular”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo apresentou como objetivo a análise e a verificação da compreensão das concepções de extensão estabelecidas nas políticas educacionais nacionais e institucionais e a contribuição destas para o processo de implementação da curricularização da extensão na instituição. O trabalho contemplou uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionários. Por meio do levantamento realizado verificou-se, além de outros resultados, a compreensão das concepções da extensão pela maioria dos docentes participantes da pesquisa, além de que a inserção curricular da extensão é um processo em constante discussão e construção na instituição.
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