FILOSOFIA NA SALA DE AULA: HISTÓRICO E APRENDIZADO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Dalton José Alves
  • Marcelo Senna Guimarães
  • Wesley Augusto Brust
  • Alessandra Barbosa Nascimento
  • Jacira Assis Souza
  • Mariana Maia Moreira
  • Erondina Santos Araujo
  • Robert Lee Segal
  • Jocélia Souza
  • Rodrigo Volz

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2014.v2i2.15

Resumo

Apresentamos neste artigo o histórico do Projeto de Extensão: Filosofia na Sala de Aula, em vigor desde 2013, na UNIRIO, e os aprendizados da equipe envolvida na sua organização. O Projeto surgiu da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o ensino de filosofia após a aprovação da lei que torna obrigatória a Disciplina Filosofia no currículo e tem por objetivo analisar a situação da filosofia no ensino médio, sua história e desafios atuais e a partir disto organizar eventos e cursos como forma de proporcionar aos professores e licenciandos, em especial de filosofia e de pedagogia, um espaço de debate, de revisão e aprofundamento filosófico-pedagógico para a reflexão conjunta acerca da constituição de pautas de ação para uma qualificada educação filosófica no nível básico de ensino. Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Currículo – Ensino Médio; Formação de Professores – Filosofia;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalton José Alves

 

 

 

Wesley Augusto Brust

 

 

 

Jacira Assis Souza

 

 

 

 

Jocélia Souza

 

 

 

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

José Alves, D., Senna Guimarães, M., Augusto Brust, W., Barbosa Nascimento, A., Assis Souza, J., Maia Moreira, M., Santos Araujo, E., Lee Segal, R., Souza, J., & Volz, R. (2016). FILOSOFIA NA SALA DE AULA: HISTÓRICO E APRENDIZADO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. RAÍZES E RUMOS, 2(2), 15. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2014.v2i2.15