Ciência Forense: Situações aplicadas ao ensino de Química como técnica motivacional

Autores

  • Mábilli Mitalli Correia de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina/MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0309-1679
  • Louila Diemy Antunes Lima
  • Flaviana Tavares Vieira Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i1.49-60

Resumo

A utilização de alternativas científicas como estratégia de ensino é insubstituível no estímulo e na construção do conhecimento humano, na busca de desenvolver diversas habilidades para o progresso pessoal, tanto de quem ensina quanto dos que aprendem. Este trabalho busca abranger a química forense como um tema complementar ao ensino, na utilização de metodologias ativas como experimentação e exemplificação, ao analisar parâmetros utilizados em investigações, relacionando-os ao ensino da química, na perspectiva de reduzir o índice de retenção e evasão dos alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e das escolas de ensino médio de Diamantina/MG. A aceitação positiva do material didático levou a conclusão de que técnicas diferentes para um melhor ensino de química é necessário, uma vez que o método convencional, na maioria das vezes, gera resultados não muito satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mábilli Mitalli Correia de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina/MG, Brasil.

Acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), cursando o 7º período de Bacharelado em Ciência e Tecnologia - Engenharia Química. Realizou atividades de tutoria da disciplina de Bioquímica/Monitoria da disciplina de Biologia Celular. Membro do Conselho de Graduação da UFVJM de 2016 a 2018. Possui experiência nas áreas de Divulgação Científica, com ênfase em Ciência e Tecnologia e na área de Biotecnologia, com ênfase em Microbiologia, atuando principalmente no seguinte tema: Lipase, enzima, fungo filamentoso. Atualmente, é aluna bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET, e atua na área de química forense.

Flaviana Tavares Vieira Teixeira

Professora de Química do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM. Membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM. Membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Foi diretora do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da UFVJM, no Campus do Mucuri, foi coordenadora do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia no Campus JK, atuou na Direção de Ensino da UFVJM, foi pró-reitora de graduação desta instituição. Fez seu doutorado em Química Inorgânica na UFMG, mestrado em Agroquímica na UFV. A Licenciatura em Química e a graduação em Ciências Naturais foram cursadas na UFSJ. Com a colaboração de estudantes de graduação e professores da UFVJM, trabalhou com a popularização da ciência através de programas radiofônicos, lançando 3 CDs com aproximadamente 500 pílulas radiofônicas. É autora da coleção Pequenos Curiosos (24 volumes), que tem a participação de pequenos ilustradores, estudantes de graduação e professores da UFVJM, na divulgação da ciência para o público infantil. Desenvolveu a adaptação de parte desta coleção para deficientes visuais e auditivos. Desenvolve trabalhos de pesquisa nas área de química inorgânica, materiais e educação. Coordena o programa de educação tutorial - PET - Estratégias de Combate à Evasão e Retenção.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Oliveira, M. M. C. de, Lima, L. D. A., & Teixeira, F. T. V. (2019). Ciência Forense: Situações aplicadas ao ensino de Química como técnica motivacional. RAÍZES E RUMOS, 7(1), 49–60. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i1.49-60