Possibilidades para um novo olhar sobre a Educação Alimentar e Nutricional em espaços coletivos
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.58-79Abstract
A premissa básica deste artigo é a escassez de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em espaços comunitários. Assim sendo, a proposta deste trabalho é fazer uma reflexão sobre este tema, visando a difusão da importância do conhecimento básico sobre alimentação, enquanto promotora de saúde. Através da consulta à literatura e do ponto de vista das autoras, busca-se analisar a importância da EAN; o papel do nutricionista nesse contexto; quem constitui a população menos atendida; qual a influência da mídia sobre essas pessoas; por que a ótica da ciência dos alimentos é importante e que estratégias podem ser adotadas para ampliar a possibilidade de acesso, inclusive em tempos de isolamento social. Diante disso, concluiu-se que a utilização de canais de comunicação online podem ser ferramentas complementares de EAN, contando com vantagens variadas, como baixo custo, grande velocidade e alcance, além da superação das barreiras físicas dos ambientes de aprendizado.