Educação nutricional e autismo: qual caminho seguir
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.98-114Abstract
O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado por atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. A partir do seu diagnóstico é necessário que a criança e seus responsáveis sejam acolhidos por uma equipe multidisciplinar na qual o nutricionista esteja incluso, considerando a intervenção nutricional uma das alternativas de tratamento para esse transtorno. Nesse sentido, a educação nutricional como meio de intervenção nutricional tem se mostrado uma forma promissora de se trabalhar com esse público por conseguir ultrapassar barreiras socioculturais. Porém, para isso ela deve ser trabalhada de maneira que a mudança nas práticas alimentares envolva todo o âmbito familiar e consiga alcançar uma grande quantidade de pessoas. Neste sentido, este momento da pandemia abriu espaço para uma reflexão quanto o uso de ferramentas digitais para a educação nutricional destes indivíduos, promovendo maior interação da temática com todos os que estão envolvidos na atenção do autista.