Utilização da metodologia ativa de ensino na capacitação de intubação orotraqueal em paciente com Covid-19 em uma Universidade Federal de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.80-97Abstract
Devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2, fizeram-se necessárias mudanças na conduta terapêutica frente a complicações respiratórias, decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. Esta ação de extensão viabilizou a atualização de médicos,da rede municipal de saúde do município de Jataí, Goiás, mediante o treinamento sobre intubação, realizado em ambiente controlado. Nesse treinamento, foram abordadas as atualizações sobre o manejo adequado das vias aéreas do paciente grave, através da simulação realística de uma situação problema, um caso clínico de um paciente hospitalizado com necessidade de intervenção precoce, e realização da técnica de sequência rápida de intubação orotraqueal. A proposta proporcionou a aproximação do ambiente acadêmico com a assistência que acontece no cotidiano dos diversos serviços de saúde, o que poderá favorecer a atenção qualificada, o manejo adequado dos pacientes acometidos por Covid-19, garantindo a segurança do paciente e a melhoria do ambiente organizacional.