Gestão Educacional em tempo de pandemia: o que propõem as redes municipais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro?
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.09-35Abstract
Este artigo pretende apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória acerca das medidas que os municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro empreenderam durante o período emergencial de isolamento social e suspensão de atividades escolares presenciais. É resultado de uma atividade de extensão remota da Escola de Educação da UNIRIO, promovida no âmbito da PROEXC, contribuindo para a expansão de conhecimentos de estudantes da graduação em pedagogia e da comunidade. Além de discutir as principais ações ou omissões das secretarias municipais de educação, buscou-se refletir sobre este tempo de exceção, onde a implementação de políticas públicas emergenciais locais se faz necessária, podendo atuar na redução das desigualdades educacionais (PIRES, 2018). Em um novo contexto educacional, encontramos diferentes encaminhamentos para as demandas emergentes e diferentes percepções dos envolvidos. A apresentação dos resultados iniciais em ciclos de debates pôde dar voz aos profissionais das redes, colaborando para o enriquecimento do estudo.