Formação docente para a educação alimentar e nutricional para o enfrentamento do contexto pós-pandêmico junto à comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.10-28Abstract
Apesar da importância da escola na promoção da segurança alimentar e para a educação alimentar e nutricional, estes são temas pouco vistos nas licenciaturas. A pandemia deve agravar a pobreza e a insegurança alimentar, reforçando a necessidade de ações de promoção da alimentação adequada nas escolas. Assim, propomos uma ação extensionista de formação-investigação com professores da rede pública de Ilhéus (BA), onde o professor é convidado a olhar o seu contexto com ferramentas para o mapeamento da insegurança alimentar das crianças e da comunidade, conhecendo estratégias de EAN para montar projetos de intervenção na escola. Os relatos dos professores permitem compreender as lacunas na formação e as dificuldades, retroalimentando o planejamento de novos ciclos formativos. Espera-se instrumentalizar os professores para a educação alimentar e nutricional nas escolas e o enfrentamento da insegurança alimentar, agravada pela pandemia, contribuindo assim na promoção da alimentação adequada e saudável.