Bioquímica Solidária

relato de experiência na pauta da curricularização da extensão

Authors

  • Maycon Douglas Paixão Xavier Universidade Federal de Pernambuco/ex-aluno
  • Carmem Lygia Burgos Ambrósio Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/Docente
  • Raquel Araújo de Santana Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/Docente

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.116-126

Keywords:

Bioquímica, Formação acadêmica, Instituição de longa permanência

Abstract

Bioquímica Solidária é um projeto de extensão vinculado a uma disciplina básica na qual os de Nutrição apresentam um tema de Bioquímica para os discentes cursando disciplinas de Bioquímica e afins em cursos da área de saúde e biológicas. O presente trabalho objetivou descrever a experiência realizada durante três visitas dos discentes a um lar de idosos a fim de desenvolver sua formação técnico-cidadã, em contato com a realidade. Para direcionar as visitas, os alunos receberam diários de registro com perguntas que norteavam o reconhecimento do local, diálogo com idosos e funcionários, além de estimular reflexões pessoais e profissionais. As visitas possibilitaram a sensibilização dos discentes e a construção de laços, o que contribui tanto para a formação acadêmica e profissional do aluno quanto para o diálogo horizontal Universidade-Comunidade, permitindo troca de saberes e solução de problemas. A experiência representou um exemplo que pode ser utilizado na curricularização da extensão.

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Author Biographies

Maycon Douglas Paixão Xavier, Universidade Federal de Pernambuco/ex-aluno

Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica.

Carmem Lygia Burgos Ambrósio, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/Docente

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal) na área de Comportamento Alimentar. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição e Ciência dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: hipovitaminose A, caracterização de alimentos e comportamento alimentar. Do período de Agosto de 2006 a Agosto de 2009 foi Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Atualmente é Supervisora Adjunta da Câmara Setorial de Graduação do CAV.

Raquel Araújo de Santana, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/Docente

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: estado nutricional, comportamento alimentar, dieta, bioquímica da nutrição e antropometria.

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Published

2023-06-30

How to Cite

Xavier, M. D. P., Ambrósio, C. L. B., & Santana, R. A. de. (2023). Bioquímica Solidária: relato de experiência na pauta da curricularização da extensão. RAÍZES E RUMOS, 11(1), 116–126. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.116-126