Bioquímica Solidária
relato de experiência na pauta da curricularização da extensão
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.116-126Keywords:
Bioquímica, Formação acadêmica, Instituição de longa permanênciaAbstract
Bioquímica Solidária é um projeto de extensão vinculado a uma disciplina básica na qual os de Nutrição apresentam um tema de Bioquímica para os discentes cursando disciplinas de Bioquímica e afins em cursos da área de saúde e biológicas. O presente trabalho objetivou descrever a experiência realizada durante três visitas dos discentes a um lar de idosos a fim de desenvolver sua formação técnico-cidadã, em contato com a realidade. Para direcionar as visitas, os alunos receberam diários de registro com perguntas que norteavam o reconhecimento do local, diálogo com idosos e funcionários, além de estimular reflexões pessoais e profissionais. As visitas possibilitaram a sensibilização dos discentes e a construção de laços, o que contribui tanto para a formação acadêmica e profissional do aluno quanto para o diálogo horizontal Universidade-Comunidade, permitindo troca de saberes e solução de problemas. A experiência representou um exemplo que pode ser utilizado na curricularização da extensão.
Downloads
References
AMBRÓSIO et al. Bioquímica Solidária Nutrindo Corpo e Alma: Êxito Metodológico de um Projeto de Extensão Inovador. Recife: Editora UFPE, 2023. Disponível em: <https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/829/832/2870>. Acesso em: 5 maio 2023.
BENETTI, F. et al. Instituições de Longa Permanência para Idosos: olhares sobre a profissão do nutricionista. Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento. Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 397-408, 2014.
BRASIL. Portaria nº 810, de 22 de setembro de 1989. Institui as normas para funcionamento de casas de repouso, clínicas geriátricas e outras instituições destinadas ao atendimento ao Idoso. Brasília. Ministério da Saúde. 1989. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1989/prt0810_22_09_1989.html#:~:text=Aprova%20normas%20e%20os%20padr%C3%B5es,em%20todo%20o%20territ%C3%B3rio%20nacional>. Acesso em: 9 mar. 2023.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). Resolução nº 16/2019. Recife, 2019. Disponível em: <https://www.ufpe.br/documents/38978/2050074/Resolu%C3%A7%C3%A3o+16_2018+-+Nova+Resolu%C3%A7%C3%A3o+da+Extens%C3%A3o.pdf/8474f718-c88b-4e94-8212-2d1758f0a5e7>. Acesso em: 9 mar. 2023.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). Resolução nº 31/2022. Recife, 2022. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/116zts5uNw17LeHd6lfIN8E0TyUr2bFoo/view>. Acesso em: 9 mar. 2023.
FAGUNDES, K. V. D. L. et al. Instituições de longa permanência como alternativa no acolhimento das pessoas idosas. Rev. Salud Pública. Alfenas, vol. 19, n. 2, p. 210-214, 2017.
GALDINO, A. S. C. et al. Curricularização da extensão como prestação de serviço em saúde para o combate da obesidade. REUPE, Petrolina, vol. 7, n.1, p. 5-11, 2022.
MOLARI, W. G. C. et al. Projeto Estímulo: relato de experiência de curricularização em uma universidade tecnológica federal. Revista Extensão & Sociedade, Paraná, v. 14, n. 2, p. 87-97, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 RAÍZES E RUMOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.