A OBMEP como instrumento de inclusão social, formação continuada e desenvolvimento científico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i2.137-143

Abstract

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Desde 2005, a OBMEP oferece diversos programas a jovens brasileiros de escolas públicas, dentre os quais podemos destacar o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). Neste artigo, abordaremos a importância do PIC, bem como do programa OBMEP NA ESCOLA, tanto sob o aspecto científico (por incentivar o interesse de milhões de jovens pela ciência) como sob os aspectos educacional e, consequentemente, social. Concluiremos, ao fim, que a OBMEP tem sido uma política eficiente, por meio exclusivo da educação, na inclusão social de milhões de jovens brasileiros.

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Author Biographies

Adriana Pimenta de Figueiredo, UNIRIO

Adriana Pimenta de Figueiredo atua, desde 2010, como professora do Dpto de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como principal tema de pesquisa a Teoria de Grafos.

Raquel Tavares Scarpelli, UNIRIO

Raquel Tavares Scarpelli é licenciada em Matematica pela UFMG , possui mestrado em Matemática pela UFRJ.

Atua, desde 2010, como professora do Dpto de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Published

2018-03-04

How to Cite

Figueiredo, A. P. de, & Scarpelli, R. T. (2018). A OBMEP como instrumento de inclusão social, formação continuada e desenvolvimento científico. RAÍZES E RUMOS, 5(2), 137–143. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i2.137-143