Promoção de feiras de ciências interdisciplinares como proposta pedagógica para o desenvolvimento de tecnologias sociais: a ciências sob olhar caleidoscópio
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.93-100Abstract
O objetivo deste trabalho foi descrever como a participação em feiras de ciências contribui na formação humana, acadêmica e socioprofissional dos discentes do Curso de Engenharia de Produção - UFRA. As informações foram descritas em forma de relatos de experiências. O método pedagógico utilizado se referenciou em análises documentais e diálogos informais com diversos grupos de trabalho discente. Neste sentido, nos discursos teóricos de Cortella (2011) e Freire (2007) encontramos essa convergência da visão de educação dirigida ao ambiente/espaço formativos. Para fortalecimento do processo metodológico, utilizou-se também tradução de fotografias contidas no relatório final do projeto de extensão “A construção da cultura científica no domínio escolar: Operação Carajás”, do campus de Parauapebas-PA, por meio da técnica científica “etnofotografia”. Foram apresentados 7 (sete) trabalhos práticos referentes a alternativas sociais e de baixo custo para problemas ambientais. O fortalecimento da relação universidade/sociedade prioriza a superação das condições de desigualdades e exclusão existentes.