Estratégias de educação em saúde do programa NASCER para gestantes de alto risco do município de Divinópolis-MG
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i1.15-23Abstract
Entendida como processo de construção de conhecimentos a educação em saúde visa à apropriação temática pela população, estratégia utilizada pelo Programa NASCER – Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede, para fornecer informações às gestantes de alto risco e seus familiares. Trata-se de um relato de experiência sobre práticas de educação em saúde desenvolvidas pelo Programa NASCER junto a um grupo de gestantes acompanhadas no Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) do município de Divinópolis/MG, sobre os benefícios do manejo do aleitamento materno, plano de parto e shantala. Espaços e estratégias que permitem troca de conhecimento e devem ser incentivados, oferecendo o apoio necessário para que o processo transcorra de forma natural, apesar da situação de risco da gestação em curso. Este relato demonstra o quão relevante foram os encontros com o grupo de gestantes, e como a educação em saúde faz a diferença no contexto gestacional.
Palavras-Chave: Educação em saúde. Gravidez de alto risco. Gestação.