Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia

Autores/as

  • André Luiz Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiane Batista Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO
  • Dellano Mattos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO
  • Lucca Fantuzzi Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO
  • Matheus Degani Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.48-68

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do Projeto de Extensão "Ciência Política nas Escolas", realizado pela Escola de Ciência Política, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e apresentar, com base na perspectiva apresentada, como a Educação e a Ciência podem avançar em um ambiente de pandemia mundial e paralisação de atividades presenciais. Para cumprir tais objetivos, serão utilizados os dados coletados sobre o alcance do Projeto em suas redes sociais, bem como apresentar a dinâmica das atividades propostas durante o período de pandemia.

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Biografía del autor/a

André Luiz Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto e Chefe de Departamento da Escola de Ciência Política (ECP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona no mestrado e no bacharelado em Ciência Política, bem como no mestrado em Direito e Políticas Públicas na mesma instituição. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), possui graduação em Ciências Sociais (2004) e mestrado em Ciência Política (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu a função de professor dos cursos de Relações Internacionais e Direito do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/RJ), de professor substituto na graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de pesquisador visitante no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame (EUA), de pesquisador visitante na Brown University (EUA) no programa "Brown International Advanced Resarch Institute", de professor visitante na Universidade de Brasília (UnB) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), além de pesquisador no Observatório Político Sul-Americano (Opsa). Possui experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, tendo publicado em diversos periódicos no Brasil e no exterior. Atualmente é o editor da revista Direito das Políticas Públicas, periódico do Mestrado em Direito da Unirio. Coordena o Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul-Unirio) e o Grupo Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada (DALC), este último ligado à da Asociación Latinoamericana de Ciência Política (Alacip). Participa ainda dos seguintes grupos de pesquisa: Research Network on International Governance, Globalization, and the Transformations of the State (Regimen); Grupo de Investigación de Relaciones Internacionales (Alacip); Democracia e Relações entre Poderes no Brasil (UFRJ) e Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (Ripperp-UFMG). Coordena ainda o Projeto de Extensão "Ciência Política nas Escolas", na Unirio. Atua principalmente nos seguintes temas: Democracia; América Latina; Estabilidade Política e Presidencial; Representação Política, Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Movimentos Sociais; Política Brasileira, Partidos Políticos, entre outros.

Cristiane Batista, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Cristiane Batista é Doutora em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2006). Mestre em Ciência Política pela mesma Instituição (1999). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1997). É professora associada da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. É líder do Grupo de Pesquisa Relações Estado e Política, na linha Política Comparada: nacional e internacional. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ideologias, Partidos Políticos e Políticas Públicas. Coordena o projeto de pesquisa de extensão Ciência Política nas Escolas.

Dellano Mattos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Aluno da Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Lucca Fantuzzi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Aluno da Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Matheus Degani, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Aluno da Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Coelho, A. L., Batista, C., Mattos, D., Fantuzzi, L., & Degani, M. (2020). Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 48–68. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.48-68