Ultrapassando os muros da universidade: a monitoria acadêmica como ferramenta de educação em saúde

Autores/as

  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Aline Moreira Ximenes UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • José Cirlanio Sousa Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Sibele Pontes Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ACARAÚ
  • Lívia Moreira Barros UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i2.151-159

Resumen

O objetivo desde trabalho é relatar a experiência extensionista na monitoria do Módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral–CE. Trata-se de um relato de experiência de atividades extra sala que aconteceram no período de abril a outubro de 2017. Optou-se pela realização de metodologias didático-pedagógicas realizadas no período noturno, planejadas e executadas por acadêmicos, monitores e profissionais da saúde, embasados no Círculo de Cultura de Paulo Freire. Realizaram-se 20 encontros educativos com 23 adolescentes entre 12 e 19 anos, que puderam escolher os temas que desejavam discutir durante os encontros, como expressão de suas necessidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Monitora do Módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Maria Aline Moreira Ximenes, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

José Cirlanio Sousa Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará.

Sibele Pontes Rocha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ACARAÚ

Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará.

Lívia Moreira Barros, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Pós-doutorado no Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

 

Publicado

2018-03-04

Cómo citar

Brandão, M. G. S. A., Ximenes, M. A. M., Albuquerque, J. C. S., Rocha, S. P., Barros, L. M., & Vasconcelos, M. I. O. (2018). Ultrapassando os muros da universidade: a monitoria acadêmica como ferramenta de educação em saúde. RAÍZES E RUMOS, 5(2), 151–159. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i2.151-159