Sobre la revista

A revista RAÍZES E RUMOS é uma publicação oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC-UNIRIO), semestral, destinada à divulgação científica de projetos e ações do campo extensionista, reunindo trabalhos de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidos por docentes, discentes e funcionários no âmbito acadêmico. O propósito da RAÍZES E RUMOS é dar visibilidade aos resultados das trocas de experiências extramuros, criando pontes entre a academia e a sociedade, privilegiando o intercâmbio de saberes e fazeres, em sintonia com os anseios contemporâneos por diálogos construtivos.

Foco e Escopo

Com o foco na extensão universitária, tem como objetivo divulgar as atividades científicas e acadêmicas contemplando as oito áreas temáticas de acordo com o FORPROEX, a saber: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Raízes e Rumos realiza a avaliação por pares buscando garantir uma arbitragem isenta e ética para os trabalhos submetidos. Os avaliadores são, prioritariamente, membros especialistas nos assuntos avaliados.

As avaliações dos Artigos Originais (mínimo 2 avaliadores) e dos Depoimentos de Ação Extensionista (mínimo de 1 avaliador) ocorrem no sistema de avaliação duplo cega, em que o autor e avaliadores não são identificados uns aos outros, garantindo isenção nas avaliações. O processo ocorre da seguinte forma:

- Autor submete o artigo através do sistema da revista;

- O artigo é avaliado preliminarmente pelo editor que verifica se atende o foco e escopo, formato e padronização exigidos pelo periódico;

- Aprovado preliminarmente, o artigo é submetido à avaliação de dois avaliadores, que podem emitir os seguintes pareceres:

            - Aprovar

            - Aprovar com alterações

            - Reprovar

- Com duas aprovações o artigo segue para normalização e diagramação, para posterior publicação.

- As aprovações com alterações são condições apontados pelo(s) avaliador(es) para a aprovação final do artigo. As alterações serão reavaliadas pelo avaliador que solicitou que dará um parecer final.

- Com duas reprovações o artigo é definitivamente reprovado e o autor é informado.

- Com uma aprovação e uma reprovação o artigo segue para uma terceira avaliação, esta sendo a avaliação definitiva. Após a aprovação o artigo segue para a normalização e diagramação, para posterior publicação.

O processo completo da avaliação pode ser observado na Imagem 1 a seguir:

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

Raízes e Rumos proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, de acordo com o princípio de garantir acesso gratuito a pesquisas como forma de gerar maior intercâmbio global de conhecimento, permitindo ampliar a leitura e as citações do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

---

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.