A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação

Autores/as

  • Luisa Colares Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Thalia Jardim Dourado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Andressa Teoli Nunciaroni Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Cristiane Rodrigues da Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Vinicius Pinheiro Israel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.231-240

Palabras clave:

Exercício Físico, Relações Comunidade-Instituição, Saúde, Educação

Resumen

A extensão consiste em uma das áreas mais dinâmicas dentro da universidade, que coloca em prática a missão social do ensino na participação da construção da cidadania impactando diretamente na formação acadêmica de jovens universitários, sendo assim uma fonte enriquecedora de saberes populares e difusão de conhecimento e vivências. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência e seus impactos na formação acadêmica ao atuar no projeto de extensão interinstitucional Esporte Sem Parar, realizado no Rio de Janeiro. A atuação nesse projeto rendeu aos bolsistas extensionistas diversos benefícios acadêmicos e pessoais como a aquisição de habilidades de organização, comunicação, responsabilidade e autonomia através do desenvolvimento de artigos científicos, cartilha, postagens de conteúdos em redes sociais, além da organização de eventos online. Assim como, beneficiou a comunidade através do acesso à prática de atividade física e de informações referentes à saúde promovendo dessa forma o autocuidado. Portanto, a atuação na extensão agrega na formação dos alunos e amplia a sua visão fora dos muros da universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luisa Colares Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Thalia Jardim Dourado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Andressa Teoli Nunciaroni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Cristiane Rodrigues da Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Vinicius Pinheiro Israel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente do curso de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Citas

ALMEIDA, S. M. V.; BARBOSA, L. M. V. Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação. Revista Brasileira de Educação Médica, v.12, n.1, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/DfkjtF6SgYzNFZKKXYLp85g/?lang=pt&format=html. Acesso em: 19 mai. 2022.

ANDRADE, R. M.; MOROSINI, M.; LOPES, D. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106. 2019. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4229/3681. Acesso em: 15 mar. 2022.

ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial. 2006.

CAVALCANTE, F. M. L.; SOUSA, F. W. M.; OLIVEIRA, I. K. M.; AMARAL, H. R. M.; ROSA, B. S. C.; GOMES, J. S.; ARAGÃO, J. M. N.; VASCONCELOS, M. I. O. Atividades de extensão universitária: um olhar para promoção da saúde do adolescente. Extensão na educação superior e profissional, v. 5, n.3, 2019. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2426. Acesso em: 19 mai. 2022.

CRISTOFOLETTI, E. C,; SERAFIM, M. P. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Rev. Educação & Realidade. v.45. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2022.

COSTA, D. A. DA et al. Enfermagem e a Educação em Saúde. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago”, v. 6, n. 3, p. e6000012–e6000012, 20 out. 2020. Disponível em: https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234. Acesso em: 19 mai. 2022.

DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedagógico. v. 25, n. 3, Passo Fundo, p. 624-633, 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8567. Acesso em: 20 mar. 2022.

KRAVCHYCHYN, C.; SOUZA, J.; STAREPRAVO, F. A.; RINALDI, I. P. B.; OLIVEIRA, A. A. B. Projeto e Programas Sociais Esportivos no Brasil: Antecedentes Históricos e Reflexividade Social. Rev. Alesde: Curitiba, v. 10, n. 1, p. 53-68, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/59415/38844. Acesso em: 18 mar. 2022.

HORTENCIO, M. N. S.; SILVA, J. K. S.; ZONTA, M. A.; MELO, C. P. A.; FRANÇA, C. N. Efeitos de exercícios físicos sobre fatores de risco cardiovascular em idosos hipertensos. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 31, n. 2, p. 1–9, 22 jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/6631. Acesso em: 20 mar. 2022.

MEIRELES, V.; SALDANHA, D. M. F.; MENESCAL, D. M. P.; OLIVEIRA, R. K. A.; GONZALEZ, R. H. Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras. Physical Education and Sport Journal. v. 18. n. 1. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7956734. Acesso em: 22 mar. 2022.

OLIVEIRA, A. A. B. ; BISCONSINI, C. R.; TEIXEIRA, F. C.; KRAVCHECHYN, C.; RINALDI, I. P. B.; REPPOLD, A. R. Formação Continuada em Projetos e Programas Sociais Esportivos: Um Estudo de Caso. Rev. Movimento. v.22. n.3. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/57304. Acesso em: 18 mar. 2022.

OREM, Dorothea. Nursing Concepts of Practice. [s.l.] St. Louis : Mosby Year Book, 1991.

RAUBER, S. B. Extensão Universitária e Formação Profissional: Indissociáveis no Processo de Aprendizagem da Universidade Católica de Brasília. Educere. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/792_883.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

RIBEIRO, M. R. F.; PONTES, V. M. A.; SILVA, E. A. A Contribuição da Extensão Universitária na Formação Acadêmica: Desafios e Perspectivas. Revista Conexão UEPG. v.13. n.1. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5141/514154370005/html/. Acesso em: 20 mar. 2022.

ROCHA, A. C. S.; RIZZI, R. S.; ARAÚJO, F.; SOUZA, F. L.; ALMEIDA, L. F. M. Proposta de um modelo híbrido de gestão de projetos sociais realizados por organizações não governamentais. Brazilian Journals of Business. v. 3. n. 1. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJB/article/download/26016/20633. Acesso em: 22 mar. 2022.

SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 7. n.1. 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em: 20 mar. 2022.

SILVA, W. P. Extensão Universitária. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 10 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 15 mar. 2022.

SILVA, A. L. B.; SOUSA, S. C.; CHAVES, A. C. F.; SOUSA, S. G. C.; ROCHA, D. R. Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos. Rev. enferm. UFP. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189. Acesso em: 18 mar. 2022.

SOUZA, Geiza; SANTOS, Sandra. Avaliação em um dos projetos social esportivo de um município baiano. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública). Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/915. Acesso em: 20 mar. 2022.

Publicado

2022-09-22

Cómo citar

Colares Ribeiro, L., Jardim Dourado, T., Teoli Nunciaroni, A. ., Rodrigues da Rocha, C., Pinheiro Israel, V. ., & Castello Branco de Andrade Gonçalves, Édira . (2022). A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 231–240. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.231-240