A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.231-240Palabras clave:
Exercício Físico, Relações Comunidade-Instituição, Saúde, EducaçãoResumen
A extensão consiste em uma das áreas mais dinâmicas dentro da universidade, que coloca em prática a missão social do ensino na participação da construção da cidadania impactando diretamente na formação acadêmica de jovens universitários, sendo assim uma fonte enriquecedora de saberes populares e difusão de conhecimento e vivências. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência e seus impactos na formação acadêmica ao atuar no projeto de extensão interinstitucional Esporte Sem Parar, realizado no Rio de Janeiro. A atuação nesse projeto rendeu aos bolsistas extensionistas diversos benefícios acadêmicos e pessoais como a aquisição de habilidades de organização, comunicação, responsabilidade e autonomia através do desenvolvimento de artigos científicos, cartilha, postagens de conteúdos em redes sociais, além da organização de eventos online. Assim como, beneficiou a comunidade através do acesso à prática de atividade física e de informações referentes à saúde promovendo dessa forma o autocuidado. Portanto, a atuação na extensão agrega na formação dos alunos e amplia a sua visão fora dos muros da universidade.
Descargas
Citas
ALMEIDA, S. M. V.; BARBOSA, L. M. V. Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação. Revista Brasileira de Educação Médica, v.12, n.1, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/DfkjtF6SgYzNFZKKXYLp85g/?lang=pt&format=html. Acesso em: 19 mai. 2022.
ANDRADE, R. M.; MOROSINI, M.; LOPES, D. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106. 2019. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4229/3681. Acesso em: 15 mar. 2022.
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial. 2006.
CAVALCANTE, F. M. L.; SOUSA, F. W. M.; OLIVEIRA, I. K. M.; AMARAL, H. R. M.; ROSA, B. S. C.; GOMES, J. S.; ARAGÃO, J. M. N.; VASCONCELOS, M. I. O. Atividades de extensão universitária: um olhar para promoção da saúde do adolescente. Extensão na educação superior e profissional, v. 5, n.3, 2019. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2426. Acesso em: 19 mai. 2022.
CRISTOFOLETTI, E. C,; SERAFIM, M. P. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Rev. Educação & Realidade. v.45. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2022.
COSTA, D. A. DA et al. Enfermagem e a Educação em Saúde. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago”, v. 6, n. 3, p. e6000012–e6000012, 20 out. 2020. Disponível em: https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234. Acesso em: 19 mai. 2022.
DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedagógico. v. 25, n. 3, Passo Fundo, p. 624-633, 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8567. Acesso em: 20 mar. 2022.
KRAVCHYCHYN, C.; SOUZA, J.; STAREPRAVO, F. A.; RINALDI, I. P. B.; OLIVEIRA, A. A. B. Projeto e Programas Sociais Esportivos no Brasil: Antecedentes Históricos e Reflexividade Social. Rev. Alesde: Curitiba, v. 10, n. 1, p. 53-68, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/59415/38844. Acesso em: 18 mar. 2022.
HORTENCIO, M. N. S.; SILVA, J. K. S.; ZONTA, M. A.; MELO, C. P. A.; FRANÇA, C. N. Efeitos de exercícios físicos sobre fatores de risco cardiovascular em idosos hipertensos. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 31, n. 2, p. 1–9, 22 jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/6631. Acesso em: 20 mar. 2022.
MEIRELES, V.; SALDANHA, D. M. F.; MENESCAL, D. M. P.; OLIVEIRA, R. K. A.; GONZALEZ, R. H. Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras. Physical Education and Sport Journal. v. 18. n. 1. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7956734. Acesso em: 22 mar. 2022.
OLIVEIRA, A. A. B. ; BISCONSINI, C. R.; TEIXEIRA, F. C.; KRAVCHECHYN, C.; RINALDI, I. P. B.; REPPOLD, A. R. Formação Continuada em Projetos e Programas Sociais Esportivos: Um Estudo de Caso. Rev. Movimento. v.22. n.3. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/57304. Acesso em: 18 mar. 2022.
OREM, Dorothea. Nursing Concepts of Practice. [s.l.] St. Louis : Mosby Year Book, 1991.
RAUBER, S. B. Extensão Universitária e Formação Profissional: Indissociáveis no Processo de Aprendizagem da Universidade Católica de Brasília. Educere. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/792_883.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.
RIBEIRO, M. R. F.; PONTES, V. M. A.; SILVA, E. A. A Contribuição da Extensão Universitária na Formação Acadêmica: Desafios e Perspectivas. Revista Conexão UEPG. v.13. n.1. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5141/514154370005/html/. Acesso em: 20 mar. 2022.
ROCHA, A. C. S.; RIZZI, R. S.; ARAÚJO, F.; SOUZA, F. L.; ALMEIDA, L. F. M. Proposta de um modelo híbrido de gestão de projetos sociais realizados por organizações não governamentais. Brazilian Journals of Business. v. 3. n. 1. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJB/article/download/26016/20633. Acesso em: 22 mar. 2022.
SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 7. n.1. 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em: 20 mar. 2022.
SILVA, W. P. Extensão Universitária. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 10 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 15 mar. 2022.
SILVA, A. L. B.; SOUSA, S. C.; CHAVES, A. C. F.; SOUSA, S. G. C.; ROCHA, D. R. Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos. Rev. enferm. UFP. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189. Acesso em: 18 mar. 2022.
SOUZA, Geiza; SANTOS, Sandra. Avaliação em um dos projetos social esportivo de um município baiano. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública). Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/915. Acesso em: 20 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RAÍZES E RUMOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.