A extensão como educação
percepções de estudantes extensionistas como promotores de diálogos sobre políticas públicas municipais
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.71-91Palabras clave:
extensão universitária, extensão como educação, diálogos sobre políticas públicasResumen
Este trabalho objetiva investigar em que medida o diálogo sobre políticas públicas se materializa como um meio para a extensão cumprir seu papel e sua função social como educação, a partir da experiência da ação de extensão “Bancada da Sala: ouvindo a política de perto”, desenvolvida como podcast por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG - Campus Formosa. Para tanto, foram realizados questionário exploratório e grupo focal com os estudantes que promoveram o podcast. Pretendeu-se não só evidenciar a relevância dessa ação de extensão, mas especialmente aliá-la a uma reflexão sobre o próprio lugar da atividade extensionista como meio gerador de diálogos sobre políticas públicas, em especial, considerando a realidade local da política municipal a partir da qual foi empreendida.
Descargas
Citas
BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.
BRASIL. LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm> Acesso em 19 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal>. Acesso em 20 mar. 2020.
CABRAL, Nara Grivot. Saberes Em Extensão Universitária: Contradições, tensões, desafios e desassossegos. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul – Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2012.
Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF). Extensão Tecnológica: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2013.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Conselho Superior. Resolução CONSUP/IFG nº 24 de 08 de julho de 2019. Aprovar o Regulamento das Ações de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, conforme documento anexo. Disponível em <https://ifg.edu.br/attachments/article/3734/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2024%202019-editado-4.pdf> Acesso em 06 mar. 2022
LASCOUMES, Pierre; GALÈS, Patrick Le. Sociologia da ação pública. Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2012.
PIRES DA SILVA, Wagner. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 10 nov. 2020. Disponível em <https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491> Acesso em 06 mar. 2022
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RAÍZES E RUMOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.