A extensão como educação

percepções de estudantes extensionistas como promotores de diálogos sobre políticas públicas municipais

Autores

  • Clóvis Henrique Leite de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Carolina Soares Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.71-91

Palavras-chave:

extensão universitária, extensão como educação, diálogos sobre políticas públicas

Resumo

Este trabalho objetiva investigar em que medida o diálogo sobre políticas públicas se materializa como um meio para a extensão cumprir seu papel e sua função social como educação, a partir da experiência da ação de extensão “Bancada da Sala: ouvindo a política de perto”, desenvolvida como podcast por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG - Campus Formosa. Para tanto, foram realizados questionário exploratório e grupo focal com os estudantes que promoveram o podcast. Pretendeu-se não só evidenciar a relevância dessa ação de extensão, mas especialmente aliá-la a uma reflexão sobre o próprio lugar da atividade extensionista como meio gerador de diálogos sobre políticas públicas, em especial, considerando a realidade local da política municipal a partir da qual foi empreendida.

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Biografia do Autor

Clóvis Henrique Leite de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Carolina Soares Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Souza, C. H. L. de, & Soares Mendes, C. (2022). A extensão como educação: percepções de estudantes extensionistas como promotores de diálogos sobre políticas públicas municipais. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 71–91. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.71-91