O desatar da imaginação sociológica com a juventude alfenense
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.174-184Palabras clave:
Ensino Médio, Mercado de Trabalho, EnemResumen
Neste trabalho são relatadas parte das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão "A imaginação sociológica e o sul de Minas", da Universidade Federal de Alfenas, com estudantes do ensino médio do município de Alfenas. Partindo do conceito de imaginação sociológica, elaborado por Wright Mills, o projeto tem buscado estimular estudantes da rede pública estadual de ensino a relacionarem as transformações sociais que ocorrem em contextos mais amplos, com as mudanças imediatas em suas vidas cotidianas. Dentre as atividades desenvolvidas, desde 2017, destacaram-se: levantamento feito com os estudantes sobre seus interesses e seu perfil, e discussões sobre o mercado de trabalho e o Exame Nacional do Ensino Médio. As ações nas escolas promoveram debates sobre as perspectivas de futuro, o acesso à educação superior pública e a realidade social. Os questionamentos e inquietações dos estudantes indicaram ter ocorrido o início de um desatar da imaginação sociológica da juventude alfenense.
Descargas
Citas
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 10 mai. 2022.
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: ZAHAR editora, 1975.
RAIS. Relação Anual de Informações Sociais. 2015. Disponível em <https://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/anuario.htm>. Acesso em: 26 mai. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RAÍZES E RUMOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.