Formação continuada transformadora com docentes alfabetizadores que ensinam matemática

Autores/as

  • Andréa Thees Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ana Maria Carneiro Abrahão Universidade Federal do Estado do Rio e Janeiro (UNIRIO)
  • Leo Akio Yokoyama Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio e Janeiro (CAp UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.159-173

Palabras clave:

Alfabetização Matemática, Anos Iniciais, Portfólio, Curso de Extensão

Resumen

Este relato apresenta reflexões sobre o desenvolvimento do curso “Alfabetização matemática para docentes do 3º ano do Ensino Fundamental”, uma ação do Projeto de Extensão “Formação Matemática para Docentes dos Anos Iniciais”. Tal projeto está ancorado no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, EDMAT/Unirio. Tivemos por objetivo discutir com docentes cursistas metodologias de ensino e de aprendizagem matemática, bem como formas de avaliação envolvendo elaboração de portfólios. Na metodologia, baseada na resolução de problemas, procuramos aprofundar conteúdos curriculares, conceituais e didáticos explorando a relação teoria e prática em sala de aula. Entre os resultados dessa ação de extensão, observamos a possível reconstrução de uma pequena, mas representativa, comunidade docente que vivenciou práticas coletivas de reflexão e investigação da sua própria ação profissional. Observamos, ainda, a evolução da comunicação de suas produções textuais feitas e refeitas em formas de portfólios. Esperamos que esse relato traga contribuição para outras experiências de formação continuada extramuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Thees, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação (UNIRIO).

Ana Maria Carneiro Abrahão, Universidade Federal do Estado do Rio e Janeiro (UNIRIO)

Coordenadora de Disciplina da Licenciatura em Pedagogia à Distância (LIPEAD/UNIRIO). Doutora em Educação (UERJ).

Leo Akio Yokoyama, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio e Janeiro (CAp UFRJ)

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ). Doutor em Educação Matemática (UNIBAN).

Citas

BRASIL. Arquivo Agência Brasil. Mais de 50% dos alunos do 3º ano têm nível insuficiente em leitura e matemática. Blog. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-10/mais-de-50-dos-alunos-do-3o-ano-tem-nivel-insuficiente-em-leitura-e. Acesso em: 11 dez 2019.

CROCKETT, T. The portfolio journey: a criative guide to keeping student managed portfolios in the classroom. Englewood Colorado: Teacher Ideas. A Division of Libraries Unlimited, 1998.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; PINTO, R. A. Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada. Quadrante. v. 8, p. 33–59, 1999.

PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v. XV, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

__________. Conocimiento Y Enseñanza: Fundamentos de la Nueva Reforma. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Stanford Universit. Profesorado - Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, p.1-30, 2005.

Publicado

2022-09-22

Cómo citar

Thees, A., Carneiro Abrahão, A. M., & Akio Yokoyama, L. (2022). Formação continuada transformadora com docentes alfabetizadores que ensinam matemática. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 159–173. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.159-173