Extensão universitária (CAp-UERJ) como potência política
ciclo de lives formativas
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.53-70Palabras clave:
Formação continuada, Extensão Universitária, Práticas docentesResumen
A produção universitária tem grande contribuição em políticas educacionais, reconhecendo as três dimensões que a constitui: ensino, pesquisa e extensão. O projeto de extensão “Dialogia: proposta de interação sobre ideias-força da docência” vincula-se ao CAp-UERJ e se produz por meio de pesquisa sobre os processos formativos da comunidade escolar envolvida no fazer educacional. O objetivo deste artigo é apresentar o projeto realizando sua divulgação científica e metodológica que se desenvolve por meio de dinâmicas que fomentam propostas de atividades que envolvem a prática educacional. Compreendemos isso como um fazer político no campo da educação, visto que educação e sociedade não são compreendidas como desarticuladas. Como resultados deste primeiro ano de projeto apontamos os diálogos oportunizados durante nossas práticas, considerando o compartilhamento de ações transformadoras na práxis docente, tornando a prática pedagógica mais política e a política mais pedagógica, buscando a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Descargas
Citas
CANDAU, V. “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 32. n. 0, p. 15-34, janeiro-março. 2016.
GATTI, B. A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 70-74, maio. 1992.
GIROUX, H. Professores como intelectuais transformadores. In: ______. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977. p. 157-164. Publicado originalmente em 1988.
GLAT, R.; PLETSCH, M. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial. v. 23, n. 38, p. 345-356, set/dez. 2010. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 10 abr. 2022.
GUEDES, A.; FERREIRA, M. Concepções de Docência na Educação Infantil, Arte E Educação Estética: percurso de investigações de um grupo de pesquisa. In: Revista POIÉSIS. Unisul, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 216-234, jan/ jun. 2018.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2011.
LOPES, A.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, E. A base é a base? E o currículo o que é? In: AGUIAR, Marcia; DOURADO, Luis. (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. 1ed. Recife: ANPAE, v. 1, 2018.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RAÍZES E RUMOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.