Em nome do sujeito: psicanálise, arte e educação, o trabalho em rede em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Autores/as

  • Lucia Maria de Freitas Perez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Rita Maria Manso de Barros Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Alice Cristina Ensá Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.86-94

Palabras clave:

Psicanálise, Arte, Programa de extensão, Cultura

Resumen

Este relato de experiência aborda a trajetória e o redirecionamento do projeto de extensão “Em nome do Sujeito: Encontros de Psicanálise, Educação, Literatura e Artes”, que compõe o programa de extensão “Enredando Saberes: Impasses da Prática”, vigente desde o ano de 2017 e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Buscamos apresentar como a Psicanálise, dentro da extensão universitária, pode contribuir com a causa de direitos humanos, com ênfase em crianças e adolescentes. Bem como interrogar o lugar concedido ao sujeito nos diferentes dispositivos institucionais, partindo da premissa de que o contato com a arte aliado a uma escuta marcada pela psicanálise se configura como possibilidade de enfrentamento político no lidar com o mal-estar na cultura.

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Biografía del autor/a

Lucia Maria de Freitas Perez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Psicanalista. Professora Adjunta DFE/UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro.

Rita Maria Manso de Barros, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

 Psicanalista. Professora Titular do DFE/UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ.

Alice Cristina Ensá, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

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Publicado

2022-12-27

Cómo citar

de Freitas Perez, L. M. ., Manso de Barros, R. M. ., & Ensá, A. C. (2022). Em nome do sujeito: psicanálise, arte e educação, o trabalho em rede em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 86–94. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.86-94