Curricularização da Extensão

desafios da implementação e a potência de inovação e inclusão social em uma Universidade Pública Federal

Autores/as

  • Mary Ann Menezes Freire Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ricardo Silva Cardoso Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Valter Gabriel da Rocha da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marianna Abreu Lucchesi de Albuquerque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.9-26

Palabras clave:

Relações comunidade-instituição, Inclusão social, Extensão universitária

Resumen

Reconhecendo a importância do tema e da transformação proposta pelo atual Plano Nacional de Educação e pelo entendimento das práticas extensionistas, esse texto objetiva descrever o processo de planejamento e implementação da curricularização da extensão na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), assim como discutir os desafios e oportunidades para inovação e inclusão social no contexto da inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação. Esta análise é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Inicia-se fazendo uma abordagem a respeito da estratégia de curricularização da extensão universitária, refletindo sobre o impacto da prática extensionista no ensino e na pesquisa. Posteriormente, aborda-se o processo de construção teórico-administrativo na UNIRIO sobre a temática, de forma a estruturar caminhos para implementação da extensão nos currículos. Por fim, discute-se os desafios e oportunidades para inovação e inclusão social no contexto da inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação.

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Biografía del autor/a

Mary Ann Menezes Freire, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociências - PPGENFBIO, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2011 - 2014). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009 - 2011). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). 

Ricardo Silva Cardoso, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Ecologia e Recursos Marinho, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Ciéncias Biológicas, pela Universidad de la Republica (2004). Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996). Graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Biologia Marinha, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1993).

Valter Gabriel da Rocha da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), da UNIRIO. Graduação pela Universidade Castelo Branco.

Marianna Abreu Lucchesi de Albuquerque, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), da UNIRIO. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO (2015).

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Menezes Freire, M. A., Silva Cardoso, R. ., Gabriel da Rocha da Silva, V. ., & Abreu Lucchesi de Albuquerque, M. (2023). Curricularização da Extensão: desafios da implementação e a potência de inovação e inclusão social em uma Universidade Pública Federal. RAÍZES E RUMOS, 11(1), 9–26. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.9-26