PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (OP) PARA JOVENS: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÃO FORMADORA DE APRENDIZES

Autores/as

  • Rosemberg Jônatas Gomes de Sousa
  • Marianne Ramos Feijó
  • Mário Lázaro Camargo
  • Dinael Corrêa de Campos
  • Edward Goulart Júnior
  • Hugo Ferrari Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2014.v2i2.18

Resumen

O trabalho é um dos elementos fundamentais na construção da identidade humana. Nesse sentido, a Orientação Profissional (OP), de caráter reflexivo, incrementa processos de escolhas, podendo favorecer relações futuras dos orientandos com o trabalho. Tratou-se neste artigo de ações de extensão universitária voltadas para quatro grupos de jovens aprendizes, cujas famílias têm baixa escolaridade e renda. Além da síntese de objetivos e métodos do projeto, foram transcritas narrativas dos orientandos sobre benefícios alcançados, e conclusões de estudantes de Psicologia envolvidos. A compreensão qualitativa das mesmas possibilitou considerar que as atividades de OP ampliaram o conhecimento e as possibilidades de escolha e de desenvolvimento dos participantes. Sugere-se que essas práticas sejam expandidas.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosemberg Jônatas Gomes de Sousa







Publicado

2015-09-21

Cómo citar

Jônatas Gomes de Sousa, R., Ramos Feijó, M., Lázaro Camargo, M., Corrêa de Campos, D., Goulart Júnior, E., & Ferrari Cardoso, H. (2015). PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (OP) PARA JOVENS: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÃO FORMADORA DE APRENDIZES. RAÍZES E RUMOS, 2(2), 18. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2014.v2i2.18