EDUCAR PARA RECICLAR: PRÁTICAS EDUCATIVAS DIRECIONADAS AO CONSUMO CONSCIENTE E À RECICLAGEM
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2016.v4i1.8Resumen
O presente artigo constitui um relato de experiência referente à realização de uma prática em Educação Ambiental Crítica (EAC), desenvolvida como primeira etapa do Projeto de Extensão “Educar Para Reciclar: práticas educativas direcionadas ao consumo consciente e à reciclagem”, realizada por alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em 2015. Objetivou-se estimular a comunidade acadêmica na adoção de práticas mais sustentáveis relacionadas ao consumo consciente e à reciclagem. Realizou-se uma campanha educativa direcionada à coleta de materiais recicláveis, e sua correta destinação à Cooperativa de Reciclagem da cidade de Uberaba (COOPERU). A partir disso, compreende-se a relevância de preservar tais práticas, a fim de estimular os universitários a integrar suas ações à realidade da comunidade e dos coletores de recicláveis.
Palavras chave: sustentabilidade; educação ambiental; reciclagem;