BORBOLETA: ESPAÇO DE REFLEXAO E ACOLHIMENTO SOBRE A VIOLENCIA CONTRA A MULHER

Autores/as

  • Clarissa De Antoni Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre
  • Mariana Golçalves Boeckel Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre
  • Fernanda Zin Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre
  • Gabriela Gehlen Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i2.147-153

Resumen

Esse projeto de extensão permite a reflexão sobre a violência contra a mulher por meio de diferentes ações, como o conhecimento da rota crítica; acolhimento às mulheres na sala de espera para audiência cujo ofensor infringiu a Lei Maria da Penha; observação de audiências; grupos de reflexão de gênero com homens; elaboração de estudos de casos, elaboração de material instrucional sobre a violência, participação em disciplina sobre violências e conjugalidade, participação em eventos científicos, pesquisa e supervisão semanal. Esse projeto existe desde 2016 e atualmente estão vinculados 9 alunos(as) do Curso de Psicologia. Cerca de 400 mulheres foram acolhidas e os resultados apontam para o aprendizado aprofundado dos discentes sobre o tema e sobre as intervenções, bem como o beneficio para as mulheres e homens envolvidos em situação de violência ao promover a conscientização sobre esse fenomeno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarissa De Antoni, Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre

Departamento de Psicologia

Area: Gestao em Saude mental coletiva

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2005), Mestre em Psicologia (UFRGS, 2000), Especialista em Psicologia Social, Graduação em Psicologia. Experiência em docência, pesquisa e profissional na área de Psicologia com ênfase na Saúde Comunitária. Foco de pesquisa e intervenção em desenvolvimento de Crianças, Adolescentes e Famílias em Situação de Risco Psicossocial, Violência Intrafamiliar, Resiliência e Vulnerabilidade Familiar, Políticas Públicas em Saúde Mental Coletiva e Sociais. É Professora Associada I da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Cursos de Residência Multiprofissional. Chefe do Departamento de Psicologia- UFCSPA de 2013-2014.Tutora do PET Saúde de 2010-13. Coordenadora do PET Saúde/ Redes de Atenção II 2013-2015. Docente e orientadora de mestrado do PPG em Psicologia e Saúde/UFCSPA.

Mariana Golçalves Boeckel, Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre

Departamento de Psicologia

Doutora em Psicologia

Fernanda Zin, Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre

Discente Curso de Psicologia

Gabriela Gehlen, Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre

Discente do Curso de Psicologia

Publicado

2019-11-07

Cómo citar

De Antoni, C., Boeckel, M. G., Zin, F., & Gehlen, G. (2019). BORBOLETA: ESPAÇO DE REFLEXAO E ACOLHIMENTO SOBRE A VIOLENCIA CONTRA A MULHER. RAÍZES E RUMOS, 6(2), 147–153. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i2.147-153