O protagonismo da criança no processo educativo: Um relato de experiência do uso dos Ambientes de Aprendizagem e a linguagem movimento na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i2.133-138Resumen
Este artigo tem como objetivo realizar um relato de experiência das atividades realizadas até então no projeto de Extensão “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil” desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná. Busca-se por meio do projeto refletir sobre a importância e as especificidades do trabalho educativo com a linguagem movimento na Educação Infantil, discutindo sobre a organização dos Ambientes de Aprendizagem e a sua importância para o desenvolvimento da autonomia das crianças, buscando ampliar as experiências e as possibilidades de expressão dos pequenos por meio desta linguagem. Assim, explana-se inicialmente neste trabalho uma pequena discussão teórica sobre estes temas, relatando então como o projeto esta sendo desenvolvido e quais os seus impactos nos sujeitos envolvidos, evidenciando a necessidade desta relação comunidade e Universidade para a formação docente e suas contribuições para a sociedade.