O protagonismo da criança no processo educativo: Um relato de experiência do uso dos Ambientes de Aprendizagem e a linguagem movimento na Educação Infantil

Autores/as

  • Angelica Pereira Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, Brasil.
  • Sérgio Roberto Abrahao Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, Brasil.
  • Fabiula Oliveira Batista Mazeika Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i2.133-138

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar um relato de experiência das atividades realizadas até então no projeto de Extensão “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil” desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná. Busca-se por meio do projeto refletir sobre a importância e as especificidades do trabalho educativo com a linguagem movimento na Educação Infantil, discutindo sobre a organização dos Ambientes de Aprendizagem e a sua importância para o desenvolvimento da autonomia das crianças, buscando ampliar as experiências e as possibilidades de expressão dos pequenos por meio desta linguagem. Assim, explana-se inicialmente neste trabalho uma pequena discussão teórica sobre estes temas, relatando então como o projeto esta sendo desenvolvido e quais os seus impactos nos sujeitos envolvidos, evidenciando a necessidade desta relação comunidade e Universidade para a formação docente e suas contribuições para a sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelica Pereira Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, Brasil.

Voluntária no Projeto de extensão “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil”, realizado pela departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) .

Graduada em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Sérgio Roberto Abrahao, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, Brasil.

Professor titular do Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do projeto de extensão "Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil".

Doutor pela Universidade de Barcelona (2011). 

Fabiula Oliveira Batista Mazeika, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, Brasil.

Bolsista no Projeto de extensão “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil”, realizado pela departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) .

Graduada em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Publicado

2019-11-07

Cómo citar

Oliveira, A. P., Abrahao, S. R., & Mazeika, F. O. B. (2019). O protagonismo da criança no processo educativo: Um relato de experiência do uso dos Ambientes de Aprendizagem e a linguagem movimento na Educação Infantil. RAÍZES E RUMOS, 6(2), 133–138. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i2.133-138