Cinema e Arquivologia: uma relação interdisciplinar nas redes sociais de ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.114-124Palavras-chave:
Arquivo Audiovisual, Didática, Entrevistas, Filmes documentários, Filmes de ficção, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Este trabalho visa apresentar de forma interdisciplinar as relações entre a Arquivologia e o Cinema para a reflexão da arte e da consciência social. Os filmes e os audiovisuais são instrumentos de didática e da educação junto à universidade. Existem filmes nos quais os documentos e os arquivos são protagonistas ou coadjuvantes, observados na comunidade acadêmica intra e extramuros. Utilizamos o método bibliográfico-qualitativo sobre cinema, arquivos, história e memória. No método empírico, o emprego das redes sociais, o Facebook na seleção, divulgação de eventos, festivais, encontros, cursos, mesas redondas, entrevistas com profissionais de audiovisuais, filmes e arquivos. Como resultados a divulgação de informações nas redes sociais, artigo publicado em periódico, pôster no 1º Simpósio Internacional de Arquivos – SIA e dois vídeos explicativos do projeto, promovidos pelas mídias da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Downloads
Referências
BARROS, José D'Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In: BARROS, José d’Assunção; NÓVOA, Jorge (Orgs.). Cinema-história: teoria e representações sociais no cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.
BEZERRA, Laura. Preservação audiovisual no século XXI: avanços e desafios no Brasil. Arquivo em Cartaz, v. 1, p. 7-17, 2015.
CONSELHO NACIONAL – CONARQ. Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais – CTDAISM. Glossário. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2018
DOMINGUES, Mauro. Série de Entrevistas a Especialistas em Audiovisual. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021. CineArquivoUnirio. Disponível emhttps://www.facebook.com/107115680996698/videos/861488831104470Acesso em: 16 out. 2021.
EDMONSON, Ray. Filosofia e princípios da arquivística audiovisual. Rio de Janeiro: MAM 2013.
LAPERA, Pedro. Série de Entrevistas a Especialistas em Audiovisual. Rio de Janeiro, 10 de março de 2021. CineArquivoUnirio. Disponível em https://www.facebook.com/107115680996698/videos/489555472056500Acesso em: 16 out. 2021.
OTLET, Paul. Tratado de Documentação. Brasília, Briquet de Lemos, 2018.
REIS, Francos Vogner dos. Os limites de uma biblioteca infinita. Filme Cultura, n. 59, p. 6-10, 2013. UNESCO. Recomendación sobre lasalvaguardia y laconservación de lasimágenes en movimiento. Belgrado, 1980. Disponível em:http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=13139&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em:28 jun. 2021.
Filmografia:
CRÔNICA DA DESTRUIÇÃO. Direção Eduardo Ades. Brasil, 2015.Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ABYr_KQftZg
OS FALSÁRIOS. Direção Stefan Rzowitzky. Alemanha, 2009. Disponível em https://www.primevideo.com/detail/0GUTR8UCXQQMA0H8P42Z8TIBRO/ref=atv_dp_amz_det_c_Iw3Dma_1_4?fbclid=IwAR27OY-dOqdDrlpl3ESGw
-sfagCrl2v4S7bbPdiwfLpKo3Kqgd6Rj8mXt9Y
ELDORADO: MENGUELE VIVO OU MORTO. Direção Marcelo Felipe Sampaio. Brasil, 2019. Disponível em https://www.primevideo.com/detail/0TADZDM6GS3SP8OB8XOM6GN104/ref=atv_dp_amz_det_c_Iw3Dma_1_12?fbclid=IwAR0MzctIfZbANdZmq6ObQCoyCaDcaa4v0M2ou5WbmSpwcrA6YuO2bEqod0g
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RAÍZES E RUMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.