Cinema e Arquivologia: uma relação interdisciplinar nas redes sociais de ensino, pesquisa e extensão

Authors

  • Rosale de Mattos Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO; Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Amanda Heloísa Souza Custódio Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Pedro Velho de Sá Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.114-124

Keywords:

Arquivo Audiovisual, Didática, Entrevistas, Filmes documentários, Filmes de ficção, Tecnologias da Informação e Comunicação

Abstract

Este trabalho visa apresentar de forma interdisciplinar as relações entre a Arquivologia e o Cinema para a reflexão da arte e da consciência social. Os filmes e os audiovisuais são instrumentos de didática e da educação junto à universidade. Existem filmes nos quais os documentos e os arquivos são protagonistas ou coadjuvantes, observados na comunidade acadêmica intra e extramuros. Utilizamos o método bibliográfico-qualitativo sobre cinema, arquivos, história e memória. No método empírico, o emprego das redes sociais, o Facebook na seleção, divulgação de eventos, festivais, encontros, cursos, mesas redondas, entrevistas com profissionais de audiovisuais, filmes e arquivos. Como resultados a divulgação de informações nas redes sociais, artigo publicado em periódico, pôster no 1º Simpósio Internacional de Arquivos – SIA e dois vídeos explicativos do projeto, promovidos pelas mídias da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosale de Mattos Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO; Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduação - Comunicação Social - Jornalismo - FACHA

Graduação - Arquivologia - UNIRIO

Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação - UFRJ ECO IBICT

Professora Adjunta - Departamento de Arquivologia - CCH, UNIRIO

Arquivista - CAR SDC UFF

Amanda Heloísa Souza Custódio, Fundação Casa de Rui Barbosa

Licenciatura na Universidade Castelo Branco, 

Especialização em Ensino de História no Colégio Pedro II

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos ( Fundação Casa de Rui Barbosa)

Pedro Velho de Sá, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Aluno do curso de Graduação em Arquivologia - UNIRIO;

Bolsista de Extensão.

References

BARROS, José D'Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In: BARROS, José d’Assunção; NÓVOA, Jorge (Orgs.). Cinema-história: teoria e representações sociais no cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.

BEZERRA, Laura. Preservação audiovisual no século XXI: avanços e desafios no Brasil. Arquivo em Cartaz, v. 1, p. 7-17, 2015.

CONSELHO NACIONAL – CONARQ. Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais – CTDAISM. Glossário. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2018

DOMINGUES, Mauro. Série de Entrevistas a Especialistas em Audiovisual. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021. CineArquivoUnirio. Disponível emhttps://www.facebook.com/107115680996698/videos/861488831104470Acesso em: 16 out. 2021.

EDMONSON, Ray. Filosofia e princípios da arquivística audiovisual. Rio de Janeiro: MAM 2013.

LAPERA, Pedro. Série de Entrevistas a Especialistas em Audiovisual. Rio de Janeiro, 10 de março de 2021. CineArquivoUnirio. Disponível em https://www.facebook.com/107115680996698/videos/489555472056500Acesso em: 16 out. 2021.

OTLET, Paul. Tratado de Documentação. Brasília, Briquet de Lemos, 2018.

REIS, Francos Vogner dos. Os limites de uma biblioteca infinita. Filme Cultura, n. 59, p. 6-10, 2013. UNESCO. Recomendación sobre lasalvaguardia y laconservación de lasimágenes en movimiento. Belgrado, 1980. Disponível em:http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=13139&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em:28 jun. 2021.

Filmografia:

CRÔNICA DA DESTRUIÇÃO. Direção Eduardo Ades. Brasil, 2015.Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ABYr_KQftZg

OS FALSÁRIOS. Direção Stefan Rzowitzky. Alemanha, 2009. Disponível em https://www.primevideo.com/detail/0GUTR8UCXQQMA0H8P42Z8TIBRO/ref=atv_dp_amz_det_c_Iw3Dma_1_4?fbclid=IwAR27OY-dOqdDrlpl3ESGw

-sfagCrl2v4S7bbPdiwfLpKo3Kqgd6Rj8mXt9Y

ELDORADO: MENGUELE VIVO OU MORTO. Direção Marcelo Felipe Sampaio. Brasil, 2019. Disponível em https://www.primevideo.com/detail/0TADZDM6GS3SP8OB8XOM6GN104/ref=atv_dp_amz_det_c_Iw3Dma_1_12?fbclid=IwAR0MzctIfZbANdZmq6ObQCoyCaDcaa4v0M2ou5WbmSpwcrA6YuO2bEqod0g

Published

2021-12-22

How to Cite

de Mattos Souza, R., Souza Custódio, A. H. ., & Velho de Sá, P. (2021). Cinema e Arquivologia: uma relação interdisciplinar nas redes sociais de ensino, pesquisa e extensão. RAÍZES E RUMOS, 9(2), 114–124. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.114-124