“Em estado de criação”: a arte de Habitar-se durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.125-135Palavras-chave:
Educação do Sensível, Arte, Habitar-se, PandemiaResumo
O Habitar-se é uma ação de extensão criada e proposta por nós, pesquisadores vinculados à Educação Universitária e atuantes também na Educação Básica, em 2020/2021, durante a pandemia do novo coronavírus, por meio de encontros online. Intenciona fortalecer vínculos com a Educação Estética, a Arte e a Formação docente a partir de nossos corpos em movimento. Por meio dele, objetivamos ressaltar a necessidade de vivências que dialoguem com as linguagens artísticas cujo conhecimento advém de um processo que se inicia, perpassa e acontece no/pelo corpo. Partilharemos, por meio de uma das proposições ofertadas por uma artista-professora convidada, algumas das reflexões que as experiências vividas nessa ação de extensão vêm nos convocando. Diante da pandemia, apostamos em ações-frestas como essa, que alarguem o espaço para as Artes na Educação e ampliem as possibilidades de uma Educação Estética, que se faz na/pela relação, tendo a arte e as sensibilidades convidadas ao diálogo.
Downloads
Referências
BERTHERAT, Thérese. O corpo tem suas razões. SP: Martins Fontes, 2000.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
FOUCAULT, Michel. A Ética do Cuidado de Si como Prática da Liberdade. Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Schawarzc S.A, 2019.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Schawarzc S.A, 2020.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ.[online], n.19, p. 20-28, 2002.
LATOUR, B. Imaginar gestos que barrem o retorno da produção pré-crise. N-1 edições. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/008-1>. Acesso em: 15 de abril de 2020.
OSWALD, Maria Luiza. Educação pela carne: estesia e processos de criação. In: PASSOS, Mailsa Carla Pinto; PEREIRA, Rita MArisa Ribes (Orgs.). Educação experiência estética. Rio de Janeiro: Nau, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A, 2020.
VIANNA, Angel; CASTILHO, Jacyan. Percebendo o corpo: corpo que fala dentro e fora da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RAÍZES E RUMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.