Trilha Científica: desenvolvimento e aplicação de jogo paradidático para alunos do Ensino Fundamental 2
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.31-42Resumo
O jogo educativo ambiental pode ser considerado uma importante ferramenta para a melhoria na relação ensino-aprendizagem na área de ciências e alcançar os preceitos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), porque permite organizar e relacionar conhecimentos específicos, exercitando a criatividade e o senso crítico. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar o jogo paradidático Trilha Científica para alunos do 6o ano de uma escola particular e de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a capacidade que essa atividade didática tem de estreitar os laços entre os estudantes, envolvendo até mesmo os alunos que tem maiores dificuldades de se relacionar com os colegas. Mais do que vencer a disputa da Trilha Científica, o maior prêmio que pode ser alcançado no jogo é o desenvolvimento das capacidades intelectuais, relações sociais e crescimento do interesse pela ciência.