Pesquisa de campo remota

A montagem virtual do finale do segundo ato da opereta O Morcego, de Johann Strauss

Autores

  • Ísis Cardoso Universidade Estadual de Campinas
  • Livia Paglerani Simão
  • Mauro Wrona Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Etnografia digital, Netnografia, Pesquisa de campo digital, Opereta

Resumo

Em 2020, todos os espetáculos programados para ocorrer presencialmente foram afetados pela pandemia do COVID -19. Diante disso, diretores cênicos e organizadores de eventos precisaram tomar uma decisão: adaptar sua manifestação artística, individual ou coletiva, para a exibição digital ou adiar sua produção para um momento em que a pandemia estivesse controlada. O presente trabalho tem foco em apresentações artísticas que foram adaptadas às mídias digitais. Especificamente, investigamos os procedimentos envolvidos na montagem remota das cenas do finale do 2º ato da opereta O Morcego, de Johann Strauss, desde a sua concepção até a montagem definitiva. Analisamos as fontes audiovisuais individuais e o vídeo da montagem final da opereta, lançando mão de procedimentos comuns à etnomusicologia digital, como a aplicação de questionário online e realização de entrevistas via plataformas digitais. Como conclusão, trazemos reflexões acerca do fazer artístico individual durante o período de isolamento e seus impactos no caso da montagem definitiva da opereta.

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Referências

POLIVANON, B. Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. Esferas Ano 2, no 3. Brasília. julho./dezembro. 2013. Polivanov (2013, 65) cita Fragoso, Recuero e Amaral (2011): A esse respeito respeito Polivanov (2013) cita Fragoso, Recuero e Amaral (2011) a respeito da série de termos – como netnografia, etnografía virtual, webnografia e ciberantropologia – que foram criados, a partir principalmente dos anos 1990, para tentar dar conta da “adaptação” do método etnográfico para os meios digitais, sendo ora tomados na bibliografia como sinônimos, ora como termos específicos.

POLIVANON, B. Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. Esferas Ano 2, no 3. Brasília. julho./dezembro. 2013. Polivanov 2013, p. 65 apud FRAGOSO, RECUERO E AMARAL (2011, p. 198-201) - Netnografia: Neologismo criado no final dos anos 90 (net + etnografia) para demarcar as adaptações do método etnográfico em relação tanto à coleta e análise de dados, quanto à ética de pesquisa. Relacionado aos estudos de comunicação com abordagens referentes ao consumo, marketing e aos estudos das comunidades de fãs. (...)

- Etnografia digital: Explorar e expandir as possibilidades da etnografia virtual através do constante uso das redes digitais, postando o material coletado. Outro objetivo é a criação de narrativas audiovisuais colaborativas em uma linguagem que sirva como material de estudo mas atinga também um público extra-acadêmico

MARHEFKA, S; LOCKHART, E; TURNER, D. Achieve Research Continuity During Social Distancing by Rapidly Implementing Individual and Group Videoconferencing with Participants: Key Considerations, Best Practices, and Protocols. Springer Science+Business Media, LLC, part of Springer Nature, Published online. abril. 2020. Marhefka, Lockhart e Turner (2020, p.1): Currently, much of the world is practicing social distancing to mitigate the risk of the novel coronavirus spreading beyond our healthcare capacity. (...)

The health impacts of COVID-19 on participants and staff will likely affect many projects, but mhealth research projects will likely be less disrupted, as their platforms and interactions are largely impervious to social distancing measures.

MARHEFKA, S; LOCKHART, E; TURNER, D. Achieve Research Continuity During Social Distancing by Rapidly Implementing Individual and Group Videoconferencing with Participants: Key Considerations, Best Practices, and Protocols. Springer Science+Business Media, LLC, part of Springer Nature, Published online. abril. 2020. Marhefka, Lockhart e Turner (2020, p.3):

Accessible: What devices (e.g., phone, tablet, computer) and operating systems support the platform (or do not)? How much bandwidth is required to run the platform?

User friendly Is it easy for participants to join? Can participants access the platform without downloading a program? Can participants access the platform free of charge?

Available: What types of technical support are available (e.g., written support, chats, “how-to” video(s)?

Features: What features are needed to conduct your research? Does the platform have: chat functions, polling, extra rooms, facilitator/host controls, recording, screen/document sharing, range of viewing options (how do those difer based on viewing device), muting options? What are the limits to the number of simultaneous participants or co-occurring video sessions?

Cost: Does your institution have licenses for a viable video conferencing platform that would work for your project at no additional cost? What charges can you expect per platform? Do any features require additional fees?

Appropriate Security Is end-to-end encryption available? Is there an associated fee?

What methods can the host use to ensure only participants have access to the session (e.g., meeting passwords, ability to limit who enters the session or preventing additional participants from entering)?

What protections are available to prevent participants from recording the meeting or using screen capture? If needed, are HIPAA-compliant settings available? Is an additional fee or agreement required?

MARHEFKA, S; LOCKHART, E; TURNER, D. Achieve Research Continuity During Social Distancing by Rapidly Implementing Individual and Group Videoconferencing with Participants: Key Considerations, Best Practices, and Protocols. Springer Science+Business Media, LLC, part of Springer Nature, Published online. abril. 2020. Marhefka, Lockhart e Turner (2020, p.6): During this pandemic, research staff should be cognizant of the many stressors participants may be facing.

AMARAL, A; NATAL, G; e VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Caderno da escola de comunicação, Curitiba, 06: 1 - 12. 2008. Amaral, Natal e Viana (2008, p. 4 e 5): Na etnografia virtual, a mediação tecnológica está presente durante todo o processo etnográfico, tanto na observação participante como no registro e construção de dados. A mediação técnica (registro textual, em áudio, fotografia e vídeo) é chave na pesquisa etnográfica porque fixa a experiência e descontextualiza a memória do observador, criando um novo contexto para análise.

MERCADO, L. PESQUISA QUALITATIVA ON-LINE UTILIZANDO A

ETNOGRAFIA VIRTUAL. Revista Teias, Alagoas, v. 13, n. 30, p. 169-183. set./dez. 2012.Mercado (2012, p.6): Na etnografia virtual, a mediação tecnológica está presente durante todo o processo etnográfico, tanto na observação participante como no registro e construção de dados. A mediação técnica (registro textual, em áudio, fotografia e vídeo) é chave na pesquisa etnográfica porque fixa a experiência e descontextualiza a memória do observador, criando um novo contexto para análise.

MERCADO, L. PESQUISA QUALITATIVA ON-LINE UTILIZANDO A

ETNOGRAFIA VIRTUAL. Revista Teias, Alagoas, v. 13, n. 30, p. 169-183. set./dez. 2012. Mercado (2012, p. 174, p.176, p.179): De acordo com Mercado (2012, p. 174, p.176, p.179) os principais instrumentos de coleta de dados na pesquisa etnográfica virtual são: entrevista online, observação de interações mediadas pelas ferramentas comunicacionais, documentos digitais, Diário de Campo virtual (blog), História de vida, Grupos de discussão on-line, Mapas cognitivos, Registros visuais.

MIKIRTUMOV, Yan. Redução para piano: Três especificidades. Tese (Doutorado em Música) – Universidade de Évora, Évora. 2013. Yan Mikirtumov (2013, p.8) apud The Concise Oxford Dictionary of Music (1994): A redução para piano é uma redução das partes instrumentais de uma obra, originalmente escrita para orquestra ou outro conjunto instrumental, para dois pentagramas do piano, de forma a possibilitar a execução com as duas mãos. Este termo é igualmente utilizado para secções puramente instrumentais no seio de longas obras vocais. Estas reduções normalmente são realizadas para piano solo (duas mãos), mas existem casos de utilização de piano a quatro mãos ou dois pianos.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Cardoso, Ísis, Paglerani Simão, L., & Wrona, M. (2023). Pesquisa de campo remota: A montagem virtual do finale do segundo ato da opereta O Morcego, de Johann Strauss. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 25(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/10568

Edição

Seção

Artigos