A Interpretação da Música Eletroacústica: Aspectos Técnicos
Palavras-chave:
Música Eletroacústica, Interpretação Musical, Produção MusicalResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir o papel do intérprete de música eletroacústica sob o ponto de vista técnico, elencando e qualificando os instrumentos necessários para a captação, o tratamento e a difusão de objetos sonoros. Para isso, recorreu-se ao mapeamento do caminho percorrido pelo sinal de áudio (que pode ser de natureza acústica, elétrica, eletrônica ou digital) durante uma situação de concerto de música mista, realizando-se também uma discussão sobre situações hipotéticas e as escolhas envolvidas na interpretação.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004 [1953]. BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1985.
______. Orientations. Massachusetts: Harvard University Press, 1986.
BRANDÃO, Eric. Acústica de salas: projeto e modelagem. São Paulo: Blucher, 2016. COOK, Nicholas. Analysing Performance and Performing Analysis. In.: Rethinking
Music. Org. Nicholas Cook e Mark Everest, p.239261, 2010.
FITCH, Louis. Brian Ferneyhough. Inglaterra: Intellect Ltd, 2014 (Critical Guides to
Contemporary Composers).
HENRIQUE, Luís. Acústica Musical. 4a Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
FICHET, Laurent. Les Théories Cientifiques de la Musique – XIXe et XXe siècles. Paris:
Librarie Philosophique J. Vrin, 1996.
LEE, Eric. A Semantic Time Framework for Interactive Systems. Gottingen: Cuvillier
Verlag, 2007.
LIETTI, Alfredo. Évolution des moyens techniques de la musique élétronique. In.:
Revue belge de Musicologie, Vol.13, N.1/4, pp40-43. Societé Belge de Musicologie, 1959.
MENEZES, Flo. Acústica Musical em Palavras e Sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
______. Matemática dos Afetos. São Paulo: Edusp / Fapesp, 2013. STOCKHAUSEN, K. Music in Space. Die Reihe, Vol. 5, pp. 67- 82, trad. Ruth Koenig.
Universal Edition Publishing, 1975.
TARUSKIN, Richard. Text and act: essays on music and performance. New York;
Oxford: Oxford University Press, 1995.
TRUFELMAN, Avery. Reverb: the evolution of architectural acoustics. Disponível em
, episódio 236. 2016.
XENAKIS, Iannis. Formalized music: thought and mathematics in composition.
Pendragon Press, Stuyvesant NY, 1992.