A Interpretação da Música Eletroacústica: Aspectos Técnicos

Autores

  • Fábio Scucuglia Unesp
  • Maurício Funcia De Bonis Unesp

Palavras-chave:

Música Eletroacústica, Interpretação Musical, Produção Musical

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o papel do intérprete de música eletroacústica sob o ponto de vista técnico, elencando e qualificando os instrumentos necessários para a captação, o tratamento e a difusão de objetos sonoros. Para isso, recorreu-se ao mapeamento do caminho percorrido pelo sinal de áudio (que pode ser de natureza acústica, elétrica, eletrônica ou digital) durante uma situação de concerto de música mista, realizando-se também uma discussão sobre situações hipotéticas e as escolhas envolvidas na interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004 [1953]. BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1985.

______. Orientations. Massachusetts: Harvard University Press, 1986.

BRANDÃO, Eric. Acústica de salas: projeto e modelagem. São Paulo: Blucher, 2016. COOK, Nicholas. Analysing Performance and Performing Analysis. In.: Rethinking

Music. Org. Nicholas Cook e Mark Everest, p.239261, 2010.

FITCH, Louis. Brian Ferneyhough. Inglaterra: Intellect Ltd, 2014 (Critical Guides to

Contemporary Composers).

HENRIQUE, Luís. Acústica Musical. 4a Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,

FICHET, Laurent. Les Théories Cientifiques de la Musique – XIXe et XXe siècles. Paris:

Librarie Philosophique J. Vrin, 1996.

LEE, Eric. A Semantic Time Framework for Interactive Systems. Gottingen: Cuvillier

Verlag, 2007.

LIETTI, Alfredo. Évolution des moyens techniques de la musique élétronique. In.:

Revue belge de Musicologie, Vol.13, N.1/4, pp40-43. Societé Belge de Musicologie, 1959.

MENEZES, Flo. Acústica Musical em Palavras e Sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

______. Matemática dos Afetos. São Paulo: Edusp / Fapesp, 2013. STOCKHAUSEN, K. Music in Space. Die Reihe, Vol. 5, pp. 67- 82, trad. Ruth Koenig.

Universal Edition Publishing, 1975.

TARUSKIN, Richard. Text and act: essays on music and performance. New York;

Oxford: Oxford University Press, 1995.

TRUFELMAN, Avery. Reverb: the evolution of architectural acoustics. Disponível em

, episódio 236. 2016.

XENAKIS, Iannis. Formalized music: thought and mathematics in composition.

Pendragon Press, Stuyvesant NY, 1992.

Downloads

Publicado

2021-01-23

Como Citar

Scucuglia, F., & De Bonis, M. F. (2021). A Interpretação da Música Eletroacústica: Aspectos Técnicos. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (24). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/10847