Cochichando de Pixinguinha

características, influências e contrastes em três gravações

Autores

  • Renan Bertho Universidade Federal do Piauí
  • Guilherme Lamas

Palavras-chave:

Choro, Etnomusicologia, Análise, Música gravada, Música ao vivo

Resumo

O presente artigo se propõe a observar as características, as influências e os contrastes em diferentes gravações da música Cochichando, composta por Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna Filho). Para tanto, optamos por analisar três gravações: a primeira, realizada por Paulinho da Viola em 1976, é parte de um contexto nacional de revitalização do choro; a segunda foi feita em 2004 pelo multi-instrumentista, arranjador e compositor Humberto Araújo e tem como pano de fundo iniciativas voltadas para a expansão e a internacionalização do choro; a terceira gravação, por sua vez, é um registro etnográfico realizado por um dos autores durante pesquisa de campo em 2018 e está inserida em uma recente perspectiva que possui o choro como centro de estudos e debates acadêmicos. Nosso objetivo é compreender possíveis relações entre essas três gravações, identificando de quais maneiras as informações sonoras presentes em duas gravações de estúdio se conectam aos padrões, sonoridades e características da música gravada ao vivo – e cuja gravação é fruto de um contexto etnográfico. Para tanto, utilizamos transcrições e análises musicais, buscando apontar as possíveis relações entre música gravada e música ao vivo.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Bertho, R., & Lamas, G. (2023). Cochichando de Pixinguinha: características, influências e contrastes em três gravações. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 25(2), 88–118. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/11966

Edição

Seção

Artigos