Êxtase e Música na Tocata
estudo de caso sobre o uso da música como veículo de estados alterados de consciência
Palavras-chave:
Êxtase, Estados alterados de consciência, Improvisação musical, Percepção, XamanismoResumo
Este artigo desenvolve a hipótese de que a música, em geral, e a improvisação, em particular, possam funcionar como meios para estados alterados de consciência. O estudo de caso que limita e orienta a presente investigação é a Tocata, um encontro informal de improvisação musical em Florianópolis/SC. Partindo de dados etnográficos e uma entrevista com Polo Cabrera (anfitrião e guia do improviso na Tocata), pretende-se descrever e analisar o fenômeno conhecido pelos participantes do evento como “êxtase” ou “êxtase musical”: suposto estado alterado de consciência definido pelo imenso prazer que gera no improvisador, assim como pela impressão de que a música produzida durante esse estado não é exatamente de autoria dos participantes, mas algo proveniente de outra origem e que apenas é “canalizado” pelos músicos. Como referências para auxiliar nessa análise, introduzem-se diferentes modelos teóricos da relação entre êxtase e música provenientes de campos como a filosofia estética, a etnomusicologia, o misticismo e o xamanismo.
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