Êxtase e Música na Tocata

estudo de caso sobre o uso da música como veículo de estados alterados de consciência

Autores

  • Raphael Duarte Alves Augusto
  • Guilherme Sauerbronn de Barros Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Êxtase, Estados alterados de consciência, Improvisação musical, Percepção, Xamanismo

Resumo

Este artigo desenvolve a hipótese de que a música, em geral, e a improvisação, em particular, possam funcionar como meios para estados alterados de consciência. O estudo de caso que limita e orienta a presente investigação é a Tocata, um encontro informal de improvisação musical em Florianópolis/SC. Partindo de dados etnográficos e uma entrevista com Polo Cabrera (anfitrião e guia do improviso na Tocata), pretende-se descrever e analisar o fenômeno conhecido pelos participantes do evento como “êxtase” ou “êxtase musical”: suposto estado alterado de consciência definido pelo imenso prazer que gera no improvisador, assim como pela impressão de que a música produzida durante esse estado não é exatamente de autoria dos participantes, mas algo proveniente de outra origem e que apenas é “canalizado” pelos músicos. Como referências para auxiliar nessa análise, introduzem-se diferentes modelos teóricos da relação entre êxtase e música provenientes de campos como a filosofia estética, a etnomusicologia, o misticismo e o xamanismo. 

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Duarte Alves Augusto, R., & Sauerbronn de Barros, G. (2023). Êxtase e Música na Tocata: estudo de caso sobre o uso da música como veículo de estados alterados de consciência. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 25(2), 26–54. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/11967

Edição

Seção

Artigos