Kurtz Schwitters em seu Labirinto

Autores

  • Gonzalo Cordova
  • Daniel Quaranta Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Kurtz Schwitters, Ursonate, Poesia sonora, Dadaismo, Colagem sonora

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o URSONATE, de Kurt Schwitters, dentro do projeto MERZ, arcabouço que continha a obra artística e o projeto de vida de seu autor. Este projeto surge de influências cruzadas: da música, das formas de produção da vanguarda, da estética predominante, de seu ambiente criativo, construindo um enredo que será desenvolvido para pensar o poema sonoro como forma cênica, no hipotético cenário MERZ. Para isso nos propomos a pensar o trabalho dentro do cânone da produção cênica no período das chamadas vanguardas históricas. Neste trabalho nos deteremos nos dispositivos de Merz, na colagem - como procedimento - que determinou a feitura artística de Schwritter e, claro, o URSONATE, seu projeto textual e poético, que vai da poesia de Ana Blume à poesia de vanguarda.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Cordova, G., & Quaranta, D. (2023). Kurtz Schwitters em seu Labirinto. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 25(2), 55–87. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/11988

Edição

Seção

Artigos