VIOLINO POPULAR BRASILEIRO

UMA BREVE HISTÓRIA ATRAVÉS DE GRAVACÕES

Autores

  • Guilherme Pimenta UNIRIO

Palavras-chave:

Violino Popular Brasileiro; Improvisação; Performance Musical.

Resumo

“Violino Popular” ou “Violino Popular Brasileiro” são os termos usados por alguns violinistas e músicos em geral para se referir à inserção do violino no contexto da música popular brasileira. Embora esse ainda pareça um fenômeno novo ou inesperado, nota-se que durante o surgimento do rádio, o violino foi amplamente utilizado no contexto não-erudito. Por razões que ainda carecem de maior pesquisa, na segunda metade do século XX, o violinista popular deixou de frequentar este ambiente musical, para só voltar aos holofotes no início do século seguinte. O presente artigo pretende ilustrar a trajetória desse instrumento em nossa cultura popular usando o levantamento das principais gravações como base argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências:

Livros

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. Rio de Janeiro, Editora 34, 5 edição, 2021.

CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação I. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 7 edição, 1986.

COSTA, Luis Adriano Mendes. Antônio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais. Campina Grande, EDUEPB, 2011.

CONNOR, Mark O'. O'Connor Method. EUA, 2020. Disponível em: <https://oconnormethod.com>. Acesso em: 10 de Agosto de 2020.

FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing: Book One. New York: Carl Fischer, 2000. 2 v. (The Masters Collection). Tradução e edição de Eric Rosenblith do original em alemão publicado em 1923.

GUEST, Ian. Harmonia, método prático I. Lumiar Editora, 2009.

GREEN, Lucy. How popular musicians learn. A way ahead for music education. England: Ashgate Publishing Limited, 2002.

HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Tradução de Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.

KLIPHUIS, Tim. Stéphane Grappelli: Gypsy Jazz Violin. Fenton: Mel Bay Publications, 2008.

LEITE, Letieres. Rumpilezzinho, laboratório musical de jovens: relatos de uma experiência. Salvador: LeL Produções Artísticas, 2017.

LOCKWOOD, DARIZCUREN, Didier, Francis. Cordes & Âme. Paris, Éditions Salabert, 1998.

MACHADO, Afonso, MARTINS, Jorge Roberto. Na cadência do choro. Rio de Janeiro, Novas Direções, 2006.

MAULEÓN, Rebeca. Salsa Guidebook: for piano and ensemble. Petaluma, CA: Sher Music, 1993.

PEREIRA, Marco. Ritmos brasileiros para violão. Rio de Janeiro, Garbolights (1 edição), 2007.

SALLES, Mariana Isdesbski. Arcadas e golpes de arco. Brasília, Theasaurus, 2004 (2 edição).

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro, Zahar, 2012 (2 edição).

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo, Editora 34, 2022 (5 edição).

STOWELL, Robin. The pedagogical literature: Treatises. In: STOWELL, Robin et al (Ed.). The Cambridge Companion to the Violin. 12. ed. New York: Cambridge University Press, 2008. Cap. 8. p. 224-233. (The Cambridge Companions to Music).

Trabalhos acadêmicos

BOUNY, Elodie. O violonista de formação erudita e o violonista de formação popular: investigando diferenças na educação musical. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.

BRITO, M.S. O violinista na música popular em Salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação (82f.). Dissertação (Mestrado em Música). Departamento de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador- BA, 2019.

CARRASQUERIA, Antônio Carlos Moraes Dias. Estudos criativos para o desenvolvimento harmônico do instrumentista melódico: uma contribuição para a formação do músico. Tese (Doutorado em Música) - Departamento de Música, USP. São Paulo, 2011.

CORTES, Almir. Improvisando em música popular: Um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a “música instrumental” brasileira. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FIAMINGHI, L. H. O violino violado: rabeca, hibridismo e desvio do método nas práticas interpretativas contemporâneas – Tradição e inovação em José Eduardo Gramani (229 f.). Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

FILLAT, Mathilde Tania. O violino na música popular brasileira: recursos técnico-interpretativos em Ricardo Herz e Nicolas Krassik (173f.). Dissertação (Mestrado em Música). Departamento de Música, Universidade de São Paulo, São Paulo- SP, 2018.

FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. Dissertação (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Unicamp, Campinas- SP, 2010.

ISIDORO, Eliézer Anderson Batista. Um estudo comparativo do violino na música popular brasileira: Fafá Lemos e Nicolas Krassik interpretam Fafá em Hollywood (26 f.). Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

ISIDORO, Eliézer Anderson Batista. O violino na música popular urbana nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: conectando tensões e conotações. Tese (Doutorado em Música) – Departamento de comunicação, Universidade de Aveiro (Portugal), 2020.

LOUREIRO, Eduardo Campolina Viana. A disciplina harmonia nas escolas de música: objetivos e limites de uma prática pedagógica. Dissertação (Mestre em Educação). Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte - MG, 2002.

MÜLLER, Ricardo. O violino de Fafá Lemos: para tocar cantando. Monografia (Bacharelado em Música) - Departamento de Música, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

PONTES, Luciano Ferreira. Aspectos idiomáticos em peças brasileiras para violino: de Leopoldo Miguez (1884) a Estércio Marquez (2000). Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, 2012.

RAMOS, Lucas de Campos. O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2016.

SANTOS, Arildo Colares. Aprendiz de samba: oralidade, corporalidade e as estruturas do ritmo. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de música, Universidade de São Paulo, 2018.

SANTOS, Déborah Wanderley. Abordagens de ensino de violino: um panorama histórico. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, 2019.

SÉVE, Mário. Fraseado do choro: uma análise do estilo por padrões de recorrência. Dissertação (Mestrado em Música). UNIRIO, 2015.

SILVA, Débora Borges da. O movimento armorial e os aspectos técnico- interpretativos do concertino para violino e orquestra de câmara de César Guerra. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

VIEIRA, Gabriel Leonardo. Metodologia e performance do violino popular: uma visão de Ricardo Herz. Dissertação (Bacharelado em Música). Departamento de Música, UDESC, Florianópolis (SC), 2013.

WERNECK, Ana Cristina. O Violino na Música Popular Urbana Carioca – 1850 a 1950 (144 f.). Dissertação (Mestrado em Música). Departamento de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), 2013.

Trabalho em anais de evento (congresso, simpósio, encontro, etc.)

ARAÚJO, Rosane; OPIECHON, Susan; ARAÚJO, Carolina; ALONSO, Maitê. Perspectivas de estudantes/professores de música sobre o conceito de criatividade musical e características do comportamento musical criativo. Artigo publicado na Revista Perceta 5(2). http://www.abcogmus.org/journals.

CORBANI, Felipe Silva; MADEIRA, Bruno. O ijexá nas levadas de violão: análise de três casos no repertório popular. Artigo publicado na Revista Per Musi- n.41. Belo Horizonte, 2021.

CÔRTES, Almir. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga. Artigo publicado na Revista Per Musi- v.29. Belo Horizonte, 2018.

FILLAT, Mathilde Tania. Violino na música popular brasileira instrumental contemporânea: arcadas e ritmos. In: JORNADA ACADÊMICA DISCENTE DO PPGMUS DA ECA/USP, 4., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2016.

SILVA, Esdras Rodrigues. Fafá Lemos e o violino na música popular brasileira. In: VI Congresso da IASPM-AL, Buenos Aires. Actas del VI Congresso de la IASPM-AL, 2005.

Trabalhos diversos publicados exclusivamente online

HERZ, Ricardo. Curso de violino popular brasileiro. São Paulo, 2017. Disponível em: <https://violinopopularbrasileiro.club.hotamart.com>. Acesso em: 03 de Maio 2020.

HOWES, Christian. Creative Strings Online. EUA, 2020. Disponível em: <https://christianhowes.com/csw_online>. . Acesso em: 19 de Agosto de 2020.

KRASSIK, Nicolas. Curso de violino popular. São Paulo, 2017, disponível em:

< https://cursodeviolinopopularnicolaskr.club.hotmart.com>. Acesso em: 10 de maio de 2020.

Webster, Peter. Creative thinking in music, twenty five years on. Music Educators Jornal, 2016. Disponível em: Music Educators Journal: SAGE Journals (sagepub.com)

Downloads

Publicado

2024-12-08

Como Citar

Pimenta, G. (2024). VIOLINO POPULAR BRASILEIRO: UMA BREVE HISTÓRIA ATRAVÉS DE GRAVACÕES. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 28, e282402. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12848

Edição

Seção

Artigos