MACETAMENTO NO BEAT PEGA HACKER
TECNOLOGIAS E GAMBIARRAS DO BEAT AFROELETRÔNICO
Palavras-chave:
Tecnologia, Produção musical, Gambiarra, Música negra, FL Studio, Filosofia da técnicaResumo
Este artigo apresenta uma proposta teórico-conceitual para investigar metodologias criativas e epistemologias sonoras de culturas de música eletrônica afro-diaspóricas, como o funk mandelão de São Paulo, o kuduro de Angola e a batida de Lisboa. O texto destaca a dimensão cultural e política da tecnologia, bem como uma dimensão técnica da cultura, a partir de um levantamento histórico e crítico dos principais teóricos da filosofia técnica e da tecnologia. A partir disso, são apresentadas perspectivas teórico-epistemológicas que descortinam o mito da “neutralidade” tecnológica e fornecem bases para uma reflexão decolonial e antirracista sobre a tecnologia, que incorpora o "erro", o improviso, a gambiarra, a pirataria, o hackeamento como elementos constitutivos de uma abordagem criativa e racializada dos dispositivos, ressaltando a diversidade da agência tecnológica.
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