A GRANDE MÚSICA NEGRA DO ART ENSEMBLE OF CHICAGO

UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Romulo Alex Inácio USP

Palavras-chave:

Experimentalismo, Vanguarda, Diáspora Negra, Performance, Práxis Criativa Negra

Resumo

O grupo estadunidense Art Ensemble of Chicago, surgido em meados da década de 1960 é um dos mais influentes representantes do experimentalismo musical e performático afro-diaspórico. São considerados os avatares de uma vanguarda sonora negra, pouco estudados no Brasil mas influentes no meio artístico global. Essa breve revisão bibliográfica concentra o trabalho dos principais pesquisadores dedicados à obra do grupo e tem como objetivo contribuir para o conhecimento das ricas metodologias criativas e estratégias políticas empregadas pelo grupo como uma práxis criativa negra, conciliando os objetivos éticos e estéticos que orientaram os processos de autodeterminação desse conjunto, e que podem servir de horizonte e inspiração para tantos outros processos artísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romulo Alex Inácio, USP

Mestre em Sonologia, Criação e Produção Sonora no Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo em 2024. Desenvolve intensa atividade artística desde 2008 com presença em festivais dedicados a música exploratória e performance no Brasil e Europa e com colaborações junto a mais de 300 artistas de diferentes abordagens criativas.

Referências

BERRY, Jason. Declamations on Great Black Music. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 3. 1997.

BUDDS, Michael J. The Art Ensemble of Chicago in Context. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 3. 1997.

GORDON, Allan M. The Art Ensemble of Chicago as Performance Art. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 3. 1997.

KELLEY, Robin D. G. Dig They Freedom: Meditations on History and the Black Avant-Garde. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 3. 1997.

LEWIS, George E. Improvised Music after 1950: Afrological and Eurological Perspectives. Black Music Research Journal Center for Black Music Research Columbia College Chicago. 1996. Disponível em https://www.jstor.org/stable/1519950 Acesso em 27 de maio de 2020.

LEWIS, George E. Singing Omar's Song: A (Re)construction of Great Black Music. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 4. p.82. 1998. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4177069?origin=crossref Acesso em 02 março 2022

LEWIS, George E. Experimental Music in Black and White: The AACM in New York, 1970-1985. Current Musicology, nos. 71-73, 2002.

LEWIS, George E. Gittin’ To Know Y’all: Improvised Music, Interculturalism, and the Racial Imagination. Critical Studies in Improvisation / Études critiques en improvisation, Vol 1, No 1. 2004. Disponível em: https://www.criticalimprov.com/index.php/csieci/article/view/6 . Acesso em 02 março 2022

LEWIS, George E. A Power Stronger Than Itself: The AACM and American Experimental Music. Chicago: University of Chicago Press, 2009.

STEINBECK, Paul. Area by Area the Machine Unfolds”: The Improvisational Performance Practice of the Art Ensemble of Chicago. Journal of the Society for American Music / Volume 2 / Issue 03. 2008.

STEINBECK, Paul. Analyzing the Music of the Art Ensemble of Chicago. Dutch journal of music theory, volume 13, number 1, 2008.

STEINBECK, Paul. Intermusicality, Humor, and Cultural Critique in the Art Ensemble of Chicago’s “A Jackson in Your House”. Jazz Perspectives, Vol. 5, No. 2, pp. 135–154, 2011.

STEINBECK, Paul. The Art Ensemble of Chicago’s ‘Get in Line’: Politics, Theatre, and Play. Twentieth-Century Music / Volume 10 / Issue 01, 2013.

STEINBECK, Paul. Message to Our Folks The Art Ensemble of Chicago. Chicago: University of Chicago Press, 2017.

TUCKER, Bruce. Narrative, Extramusical Form, and the Metamodernism of the Art Ensemble of Chicago. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 3, 1997.

WENSTEIN, Norman. Steps toward an Integrative Comprehension of the Art Ensemble of Chicago's Music. Lenox Avenue: A Journal of Interarts Inquiry, Vol. 3, 1997.

WILSON, Peter Niklas. Living Time: Ancient to the Future. Concepts and Fantasies of Micro- and Macro-Time in Contemporary Jazz. Amerikastudien / American Studies, Vol. 45, No. 4, Time and the African-American Experience, 2000.

Downloads

Publicado

2025-04-22 — Atualizado em 2025-04-22

Versões

Como Citar

Inácio, R. A. (2025). A GRANDE MÚSICA NEGRA DO ART ENSEMBLE OF CHICAGO: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e2925D8. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13472

Edição

Seção

Dossiê temático - Aquilombamento