MUSICALIDADE DO BOI DE MÁSCARAS

REFLEXÕES ACERCA DA TRANSMISSÃO CULTURAL E DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio cultural imaterial, Transmissão cultural, ; Música na Amazônia, Boi de Máscaras, Boi Faceiro

Resumo

Este estudo apresenta dados sobre a história do Boi de Máscaras Faceiro e reflexões acerca do processo de transmissão cultural neste grupo. As reflexões surgiram durante a realização do Projeto Musicalidade do Boi de Máscaras, no segundo semestre de 2022. “Boi de Máscaras” é o nome dado aos grupos de Bois juninos que anualmente dançam nas ruas de São Caetano de Odivelas, no Nordeste do Estado do Pará. Dentre a diversidade de grupos de Bois de Máscaras, este estudo concentrou-se especificamente no Boi Faceiro devido ao seu extenso repertório musical. O Projeto Musicalidade do Boi de Máscaras digitalizou, transcreveu, armazenou e divulgou o repertório musical do Boi Faceiro. Os resultados aqui apresentados derivaram de um estudo etnográfico que incluiu pesquisa de campo, análise documental e entrevistas. O referencial teórico inclui autores como Taylor (2008) e Connerton (1989), que discutem a transmissão de conhecimento cultural e memória coletiva. A pesquisa concluiu que o Boi Faceiro exemplifica resiliência cultural, refletindo o engajamento comunitário e a tradição local. A execução do Projeto Musicalidade do Boi de Máscaras evidenciou a importância da salvaguarda do patrimônio imaterial, destacando o papel crucial da performance na transmissão de conhecimentos e na manutenção da identidade cultural de São Caetano de Odivelas.

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Biografia do Autor

Evelyn Tainá de Souza Silva, UFPA

Doutoranda em Artes pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2021-2023) e graduada em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal do Pará (2017-2021). É vinculada ao Laboratório de Etnomusicologia da Ufpa, sendo pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Música no Pará - GEMPA e no Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia - GPMIA. É clarinetista no grupo musical Estética do Possível e na Banda Sinfônica da Escola de Música da EMUFPA.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

de Souza Silva, E. T. (2025). MUSICALIDADE DO BOI DE MÁSCARAS: REFLEXÕES ACERCA DA TRANSMISSÃO CULTURAL E DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292501. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13501

Edição

Seção

Artigos