MUSICALIDADE DO BOI DE MÁSCARAS
REFLEXÕES ACERCA DA TRANSMISSÃO CULTURAL E DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL
Palavras-chave:
Patrimônio cultural imaterial, Transmissão cultural, ; Música na Amazônia, Boi de Máscaras, Boi FaceiroResumo
Este estudo apresenta dados sobre a história do Boi de Máscaras Faceiro e reflexões acerca do processo de transmissão cultural neste grupo. As reflexões surgiram durante a realização do Projeto Musicalidade do Boi de Máscaras, no segundo semestre de 2022. “Boi de Máscaras” é o nome dado aos grupos de Bois juninos que anualmente dançam nas ruas de São Caetano de Odivelas, no Nordeste do Estado do Pará. Dentre a diversidade de grupos de Bois de Máscaras, este estudo concentrou-se especificamente no Boi Faceiro devido ao seu extenso repertório musical. O Projeto Musicalidade do Boi de Máscaras digitalizou, transcreveu, armazenou e divulgou o repertório musical do Boi Faceiro. Os resultados aqui apresentados derivaram de um estudo etnográfico que incluiu pesquisa de campo, análise documental e entrevistas. O referencial teórico inclui autores como Taylor (2008) e Connerton (1989), que discutem a transmissão de conhecimento cultural e memória coletiva. A pesquisa concluiu que o Boi Faceiro exemplifica resiliência cultural, refletindo o engajamento comunitário e a tradição local. A execução do Projeto Musicalidade do Boi de Máscaras evidenciou a importância da salvaguarda do patrimônio imaterial, destacando o papel crucial da performance na transmissão de conhecimentos e na manutenção da identidade cultural de São Caetano de Odivelas.
Downloads
Referências
BLACKING, John. How musical is Man? Seattle: University of Washington Press, 2000.
BIÃO, Armindo. Estética Performática e Cotidiano. In: TEIXEIRA, João Gabriel L. C. (Org.). Performance, Performáticos e Cotidiano. Brasília: UNB, 1996, p. 12-20
CARVALHO, José Jorge de. Transformações de sensibilidade musical contemporânea. In: Horizontes Antropológicos, Brasília, v. 5, n. 11, 1999, p. 53-91.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 8a. ed. São Paulo: Global, 1972.
CIDREIRA, Jefferson; SILVA, Josué. Geografias imaginárias: as estradas aquáticas na (des)construção das representações estereotipadas do espaço da Pan-Amazônia. In: Terra Plural, Ponta Grossa, v.15, 2021, p. 1-13.
CONNERTON, Paul. How Societies Remember. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
FERNANDES, José Guilherme. O Boi de Máscaras: festa, trabalho e memória na cultura popular do Boi Tinga de São Caetano de Odivelas. Belém: EDUFPA, 2007.
HURLEY, Jorge. Itarăna: Lendas, Mythos, Itarănas é ‘Folk-Lore’ Amazonicos. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Belém, v. 9, 1934.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Paes Loureiro: obras reunidas. São Paulo: Escrituras editora, 2000.
LUZ, Jefferson. Era tão bonito... conflitos de sensibilidade musical e o desaparecimento de um Cordão de Pássaro. Belém, 2011. Dissertação (Mestrado em Artes). Belém: Universidade Federal do Pará, 2011.
MONTEIRO, Vanildo Palheta. Carimbó do Santo Preto: a presença negra na performance musical da festividade do Glorioso São Benedito de Santarém Novo (PA). Tese (Doutorado em Artes). São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2016.
PALHA, Rondinell Aquino. História Local: os fundamentos históricos de São Caetano de Odivelas – PA. Castanhal, 2018. Monografia. Castanhal: Universidade Norte do Paraná, 2018.
SILVA, Silvia Sueli Santos. O Boi e a Máscara. Belém: FCP, 2021.
TAYLOR, Diana. Performance e patrimônio cultural intangível. In: Revista do Programa de pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.1, n.1, mai. 2008. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 91-103.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2009.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. A perspectiva dos Estudos Culturais. 14a. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. p. 7-20.
ZEFERINO, Claudenildo. Entrevista cedida à Evelyn Tainá Silva. São Caetano de Odivelas, 02 de fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.