ENTRE SOPROS E CORDAS
RELAÇÕES INTRADISCIPLINARES EM MÚSICA
Palavras-chave:
Intradisciplinaridade, Pífano, Cantadores Repentistas, Pesquisa em MúsicaResumo
Este artigo é resultado da interseção de dois campos de pesquisa que foram eixos de investigação nos trabalhos de dissertação dos autores, apresentados com o objetivo de discutir perspectivas intradisciplinares em torno da pesquisa em música. O primeiro trata de uma proposta pedagógica envolvendo a construção de pífanos, bem como seus significados simbólicos subjacentes, e o segundo, da transmissão de conhecimento musical dos cantadores repentistas. A intenção deste ensaio é propor reflexões acerca da realização de pesquisas integradas e holísticas, capazes de abarcar a complexidade do fenômeno musical de forma mais ampla e menos compartimentada, isolando as bases metodológicas em epistemologias próprias de determinadas subáreas do campo. Nesse processo, não rejeitamos as contribuições interdisciplinares na pesquisa científica — pois reconhecemos a importância da conexão com outras áreas do conhecimento. Propomos, no entanto, investigações que se concentrem na grande área “Música”, de modo que haja a apropriação de todas as abordagens pertinentes para a pesquisa, sem subordinar-se às exigências de suas próprias subáreas.
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